O Barcelona transforma a recepção de gala da Fifa, hoje, às 16 horas, em Zurique, em sua festa particular e na consagração do futebol-arte. Seus três principais jogadores - Xavi, Messi e Iniesta - são os finalistas da Bola de Ouro, troféu dado ao melhor jogador do mundo em 2010. Pep Guardiola ainda concorre como melhor técnico e outros três jogadores do time fazem parte da seleção do ano: Piqué, Puyol e Villa.

Para não perder a festa, o Barça fretou dois aviões para levar até Zurique ex-craques que fizeram parte de sua história. Ronaldinho Gaúcho foi convidado, mas, diante da saga de sua transferência, não deve comparecer.

O evento, conhecido como "o Oscar do futebol", marca a consagração de um estilo de jogo que, muitos temiam, já estivesse perdido: o futebol espetáculo. Mas o Barça provou duas coisas: a primeira é que técnica, passes, ousadia e habilidade ainda conquistam títulos. A outra é que o melhor investimento que um time pode fazer é nas categorias de base, e não necessariamente em contratações milionárias. Os três finalistas a melhor do ano são crias da casa. Iniesta e Xavi são considerados favoritos para ganhar o prêmio, que em 2009 ficou justamente com Messi.

Iniesta fez o gol da vitória da Espanha na final da Copa do Mundo e, no Barça, mantém um desempenho invejoso. A Fifa tradicionalmente dá o prêmio de melhor do ano a um jogador que tenha sido essencial na Copa do Mundo. Isso já aconteceu com Cannavaro em 2006, Ronaldo em 2002 e Zidane em 1998. O problema é que Iniesta ficou quase todo o primeiro semestre do ano sem jogar por contusão.

Já Xavi entrou para a história do Barça nesta semana ao completar mais de 550 jogos pelo clubes, recorde absoluto. Cruyff, por exemplo, aposta nele. "Messi é o melhor, mas falhou no Mundial, e Iniesta é outro virtuoso e marcou o gol da final, mas esteve lesionado. Este é o ano de Xavi", corrobora Luis Suárez, ex-jogador do Barça e vencedor da Bola de Ouro nos anos 60.

Messi aposta que o título ficará entre Xavi e Iniesta. "Eles merecem", disse o argentino, após desequilibrar no jogo de sábado, pelo Campeonato Espanhol - vitória por 4 a 0 sobre o La Coruña, na casa do adversário. "Com o dinheiro que tem a Fifa, será que não era possível dar três prêmios?", ironizou Xavi.

Treinadores. Numa prova de que 2010 foi o ano do futebol espanhol, a rivalidade entre Barça e Real Madrid será transferida para Zurique hoje. Os técnicos das equipes concorrem ao prêmio de melhor do mundo, na primeira vez em que a Fifa concederá tal honraria. Vicente Del Bosque também está na disputa e, para muitos, é o favorito por ter levado a Espanha a seu primeiro título Mundial, na África do Sul.

O técnico do Real, José Mourinho, apimentou a disputa ao declarar que "em 2010, me dou um 11". Ele venceu a Copa dos Campeões com a Inter de Milão e, no Real, fez uma temporada que só foi superada pela do Barça. Já seu rival, Pep Guardiola, ganhou tudo o que disputou em seus poucos anos como treinador. Todos merecem. Só um vencerá.