Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
DESENVOLVIMENTO
Segunda - 27 de Dezembro de 2010 às 09:39

    Imprimir


A Cemat concluiu em dezembro o Sistema de Transmissão Nova Monte Verde / Juruena / Cotriguaçu, que oferece maior disponibilidade de energia a dois municípios da região amazônica: Juruena (893 quilômetros de Cuiabá) e Cotriguaçu (950 km da capital). Até a conclusão do empreendimento, essas cidades eram atendidas por usinas termelétricas a diesel. “Com as novas linhas, a população da região sai do Sistema Isolado e passa a fazer parte do Sistema Interligado Nacional (SIN), o que permite o desenvolvimento econômico e social dos municípios sem a limitação imposta pela capacidade da usina térmica”, informa do Diretor de Serviços Operacionais da Cemat, José Adriano Mendes Silva.

Foram construídas duas novas subestações, uma em Juruena e outra em Cotriguaçu, além da ampliação da subestação de Nova Monte Verde, de onde saiu a linha de transmissão em 138 kV para Juruena. São 154 km de linha em 138 kV até Juruena e mais 60 quilômetros em 34,5 kV para Cotriguaçu. Juntos, os dois municípios somam mais de 26 mil habitantes, diretamente beneficiados com os empreendimentos. O investimento total na região foi de cerca de R$ 38 milhões.

Ganho ambiental - Com a desativação das duas usinas térmicas, a Cemat evita a queima de 460 mil litros de óleo diesel por mês, deixando Mato Grosso cada vez mais próximo da interligação total ao SIN. “Agora, faltam apenas cinco pequenas usinas a ser desativadas, nos municípios de Paranorte, Rondolândia, Comodoro, Guariba e Colniza, com previsão de interligação até final de 2012. A redução do consumo de diesel com a desativação das usinas de Juruena e Cotriguaçu corresponde a 64% do consumo geral das usinas em funcionamento, que agora baixará de 720 mil para 260 mil litros mensais. Esse é um número muito expressivo, considerando que nos últimos 10 anos o consumo mensal de diesel em todas as térmicas chegou a quase 7 milhões de litros”, informa José Adriano.

Desde que a Rede Energia assumiu a concessão para distribuição de energia em Mato Grosso, em 1997, já foram desativadas 38 usinas a diesel. Entre 2008 e 2009, somente com a construção do Sistema Avança Araguaia, na região do Norte Araguaia, 13 usinas térmicas saíram do sistema, reduzindo o consumo de diesel e beneficiando quase 100 mil pessoas.







URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/21431/visualizar/