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CIDADE
Quarta - 22 de Dezembro de 2010 às 10:27
Por: Claudia Campello

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O Departamento de Água e Esgoto de Várzea Grande apresentou na manhã de terça-feira (21.12), à imprensa de sites, uma cartilha muito bem elaborada para o início da campanha de conscientização contra a dengue.

Serão 30 mil exemplares distribuídos nas escolas, além de panfletos que serão levados em todas as residências e comércios da cidade.

João Hauer, diretor geral do Departamento de Água e Esgoto (DAE) do município, fez um relato da atual situação de Várzea Grande, onde um estudo elaborado pelo DAE aponta a total falta de cuidados da população com a questão da dengue. “Além de milhares de terrenos baldios, constatamos mais de 23 mil reservatórios de água descobertos e isso nos preocupa muito. 6 mil telas já foram compradas pelo DAE e estão sendo distribuídas às famílias carentes, mas está na conscientização o vencer esse problema”, enfatizou.

Para tanto foi montado um comitê da dengue envolvendo o DAE, a Sec. de Saúde, a Sec. de Infraestrutura e o Ministério Público. Visando intensificar mais as ações no próximo ano, Hauer adianta que agora os 170 agentes de saúde de Várzea Grande terão poder de multar os proprietários de imóveis, se dentro de um prazo de 5 dias a notificação não for atendida. “Estamos trabalhando no sentido de unir forças com a sociedade e igrejas, além de instituições. A dengue tipo 3 nos preocupa muito, mas estamos também aflitos com a possibilidade da do tipo 4 que já agoniza a Costa Rica”.

O diretor informou ainda que 29 leitos serão criados visando o atendimento às pessoas que possam ser vitimadas pela dengue em 2011. Já foram cedidas ao município pelo governo estadual 100 cadeiras para medicação. 03 veículos caminhonete para fumacê e 03 caçambas e 03 pá carregadeiras.

João Hauer informou que a campanha será realizada por etapas, a começar pela mídia de sites, jornais e revistas, depois outdoors, fechando com a televisão. “Junto à cartilha e aos panfletos que serão anexados a fatura da água e todo o trabalho de porta em porta, creio que venceremos essa batalha”. O investimento em campanha será de 2 milhões até março.






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