Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
DESENVOLVIMENTO
Quarta - 15 de Dezembro de 2010 às 20:16
Por: ALINE ROMIO

    Imprimir


H: Pradera/DF
Governador Silval Barbosa durante Balanço 2003 a 2010 do presidente Lula, no Palácio do Planalto, em Brasília
Governador Silval Barbosa durante Balanço 2003 a 2010 do presidente Lula, no Palácio do Planalto, em Brasília
Nesta quarta-feira (15.12) a cúpula do poder Executivo do Brasil se reuniu em Brasília para a cerimônia de Registro do Balanço de Governo 2003/2010, no Palácio do Planalto. A cerimônia marca o momento em que o presidente do Brasil, Luis Inácio Lula da Silva, registra em cartório as ações do governo federal de 2003 a 2010. O governador de Mato Grosso, Silval Barbosa, participou do evento ao lado de ministros, outros governadores, prefeitos e parlamentares.

A cerimônia é resultado de um anúncio de 2008 do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ele disse que no fim do seu mandato registraria em cartório a relação das ações empreendidas em sua gestão como forma de comparar o seu programa de governo às suas realizações, além de prestar contas à sociedade, ao apresentar os resultados das políticas públicas desenvolvidas pelo governo brasileiro no período de 2003 a 2010.

A representante dos trabalhadores escolhida para se pronunciar no evento, Maria do Socorro Nascimento, disse que durante o governo Lula conseguiu ter acesso a financiamento para investir no próprio negócio e agradeceu o presidente. “Nós, pobres, lhe damos o título de vencedor e de pai dos pobres. E nossa esperança não vai morrer (com o fim do mandato de Lula), porque temos a certeza de que Dilma (Roussef) dará continuidade ao projeto de governo que o senhor está depositando nas mãos dela”, enfatizou ela.

No discurso do presidente, Lula lembrou que nesses oito anos foi possível “combinar crescimento com estabilidade e ampliação de renda” e que o País bateu recordes sucessivos na criação de empregos formais. “A taxa de desemprego está no menor nível em décadas: 6,1%. Hoje temos mais empregos formais do que informais. Há mais trabalhadores inscritos na Previdência Social do que fora dela”, ressaltou. “Criamos o (programa) Bolsa Família e uma série de ações desencadeadas pelo (programa) Fome Zero, que garantiram aos brasileiros três refeições diárias, como nos comprometemos”, acrescentou.

Ele ainda recordou os primeiros dias de mandato e as promessas de campanha. “Viemos há oito anos com o compromisso de mudar o Brasil. Viemos para combater a fome e a pobreza, mas também para enfrentar as causas da desigualdade, fazendo crescer mais as regiões que, historicamente, haviam ficado para trás. Estamos felizes em poder dizer claramente que todos os setores da sociedade melhoraram de vida. Mas que os mais pobres, que eram tratados muitas vezes com desprezo, melhoraram mais”.

O BALANÇO

Ficou a cargo de cada ministério a elaboração do seu balanço, a partir de uma estrutura comum: uma breve exposição acerca da situação do país em janeiro de 2003; os desafios encontrados; os compromissos firmados durante a campanha eleitoral; a relação das ações empreendidas até o final de 2010 (iniciativas, programas, marcos legais) e os principais indicadores de resultado.

Os temas estão organizados nos eixos: 1) Desenvolvimento sustentável com redução das desigualdades; 2) Cidadania e inclusão social; 3) Infraestrutura; 4) Inserção no cenário mundial e soberania; 5) Democracia e diálogo e 6) Gestão do Estado e combate à corrupção. Como complementação, acompanha o balanço uma mídia com dados anuais das políticas públicas por estado, planilhas com a relação das obras, fotos, documentos e relatórios complementares.

Todo esse material está disponível na internet no endereço:
www.balancodegoverno.presidencia.gov.br.





Fonte: Secom-MT

URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/21532/visualizar/