Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADE
Segunda - 22 de Novembro de 2010 às 16:42

    Imprimir


O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso manteve o atendimento no feriado deste sábado, 20 de novembro (Dia da Consciência Negra), no município de Campo Verde, com o objetivo de coletar os dados biométricos dos eleitores daquele município. No feriado, 732 eleitores tiveram as impressões digitais, a fotografia e os dados registrados nos sistemas da Justiça Eleitoral.

Até o momento, mais de 6.800 eleitores, o que corresponde a mais de um quarto do eleitorado de Campo Verde, já foram recadastrados. Nas eleições de 2012, esses eleitores já irão escolher o próximo prefeito e os vereadores por meio do sistema biométrico. Campo Verde é o primeiro município mato-grossense a passar pelo processo.

A estrutura montada pelo TRE-MT, com capacidade para atender uma média de 1 mil eleitores por dia no ginásio Joubert Romancini, em Campo Verde, conta com mais de 50 servidores para realizar o atendimento da população. O recadastramento biométrico ocorre desde o dia 9 de novembro e vai até o dia 8 de dezembro, das 9 às 18 horas, de segunda a sábado.

O eleitor deve levar os documentos pessoais e um comprovante de residência (qualquer comprovante, seja de conta de luz, água ou telefone emitido entre agosto de 2009 e agosto de 2010). Depois de realizado o processo de coleta dos dados, o eleitor já receberá seu novo título, que será igual ao anterior (sem foto).

Vale lembrar que a revisão biométrica é obrigatória. O eleitor que não comparecer terá o seu título eleitoral cancelado. A ausência do documento eleitoral impede o cidadão de emitir o CPF (Cadastro de Pessoa Física), tomar posse em concursos públicos, dentre outras consequências.

A previsão do Tribunal Superior Eleitoral é que até 2018 todos os municípios brasileiros realizem eleições por meio da urna biométrica. O objetivo é conferir ainda mais segurança à identificação do eleitor.






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/21737/visualizar/