Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADE
Quinta - 18 de Novembro de 2010 às 19:27
Por: JOÃO BOSQUO

    Imprimir


A campanha estadual de combate a dengue - “Mato Grosso Contra Dengue, Atitude de Todos” - teve inicio na quinta-feira (18.11), em solenidade realizada no Salão Nobre "Secretário" Cloves Vettorato, no Palácio Paiaguás, com participação dos mais diversos segmentos da sociedade civil que compõem o Comitê Interinstitucional de Mobilização, Prevenção e Controle da Dengue e com apresentação das ações e diretrizes que serão adotadas no combate ao grande vilão ‘aedes aegypti’.

O secretário-chefe da Casa Civil, Eder Moares, no ato representando o governador Silval Barbosa, em sua fala, disse que o mosquito, vetor da doença, tem de ser combatido por outro “vetor” o da informação. “Temos um candidato a ser derrotado. Esse candidato é o mosquito ‘aedes aegypti’. Ele não poder vencer”, exaltou. Segundo Moraes, o Governo do Estado está colocando todo o seu aparato no combate a dengue, mas ressalta que a derrota do vetor da doença, depende da participação de todos.

As ações e diretrizes que serão desenvolvidas nesta campanha “Mato Grosso Contra Dengue, Atitude de Todos” foram apresentadas pela presidenta do Comitê Interinstitucional de Mobilização e secretária-adjunta de Gestão Estratégica, Maria Conceição da Encarnação Vilas. Segundo ela, a dengue é uma doença banalizada, mas é uma doença grave e mata. “Precisamos, sim, do apoio de todos, por isso criamos o comitê”, disse Maria Conceição.

A informação e a comunicação são ações importantes no combate ao mosquito. Os variados temas relacionados à doença serão trabalhados com objetivo de massificar as informações e, assim, nivelar o conhecimento sobre a dengue. Outra ação destacada é a “Ação Casa Limpa”, cujo objetivo e realizar vistoria com consequente limpeza e recolhimento de possíveis criadouros do mosquito pelos serviços de combate a dengue, funcionários e parceiros. Como exemplo é ação a ser desenvolvida pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e as secretarias municipais de educação, o público alvo são os alunos nas escolas. Outros parceiros são as universidades, as entidades religiosas, clubes de serviços, associações de moradores, associações comerciais e de segmentos do ramo de supermercado; enfim, as mais variadas entidades poderão participar das ações.

Outro parceiro é a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp). O secretário do órgão Diógenes Gomes Curado Filho disse que 40 reeducandos foram treinados e vão atuar como agentes no combate ao mosquito da dengue vistoriando terrenos. Curado disse que é importante ressaltar que nessa parceria os reeducandos estão sendo ressocializados e é uma forma de contribuir com o Estado.

O secretário de Saúde de Mato Grosso, Augusto Amaral, disse que o maior desafio é mudar o comportamento da população. Ele destacou que as pesquisas de opinião revelam existe uma resistência da população das pessoas em mudar o comportamento. Pela pesquisa, segundo ele, embora 96% saibam quais os sintomas da dengue e como fazer para combater o mosquito transmissor a atitude ainda é praticamente zero. Amaral destaca que o Estado sozinho não vai fazer o combate eficaz ao mosquito. A doença não tem cura. O que se pode fazer é dar suporte para a pessoa se recuperar.

Estiveram presentes no evento o coronel Antônio Moraes, secretário-chefe da Casa Militar, secretário de Estado de Administração, Bruno Sá Freitas Martins; Vicente Falcão, secretário-extraordinário de Políticas Ambientais, Oscemário Daltro, da Cultura; deputados estaduais Wallace Guimarães e Daltinho de Freitas e o vereador Francisco Vuolo.




Fonte: Secom-MT

URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/21775/visualizar/