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COPA DO MUNDO 2014
Quinta - 18 de Novembro de 2010 às 19:01
Por: EDUARDO RICCI

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Edson Rodrigues
A audiência pública acontece a partir das 9 horas no auditório Licínio Monteiro da Assembleia Legislativa.
A audiência pública acontece a partir das 9 horas no auditório Licínio Monteiro da Assembleia Legislativa.

O Governo do Estado, através da Agecopa, realiza audiência pública nesta sexta-feira (19.11) para apresentação do Plano de Mobilidade Urbana da Região Metropolitana de Cuiabá. O planejamento das ações que preparam a Grande Cuiabá para a Copa de 2014 incluiu propostas para o novo sistema de transporte coletivo (que agrega os corredores exclusivos para ônibus - BRTs) e várias intervenções viárias nos principais corredores de tráfego de Cuiabá e Várzea Grande (viadutos, trincheiras, pontes, duplicação de pistas e pavimentação de ruas).

Durante a audiência pública que acontece a partir das 9 horas no auditório Licínio Monteiro da Assembleia Legislativa (CPA), os representantes da sociedade organizada poderão conhecer em detalhes e se manifestar sobre os projetos de mobilidade urbana.

“Além de ser uma exigência legal, a audiência pública é uma instância que democratiza o acesso do cidadão aos projetos que vão melhorar sua qualidade de vida, uma oportunidade de dialogar com os gestores sobre assuntos que interessam a toda a comunidade”, ressaltou o diretor presidente interino da Agecopa, Yênes Magalhães.

Soluções para o trânsito

O objetivo básico do Plano de Mobilidade Urbana é prover a região da Grande Cuiabá (Capital e Várzea Grande) de soluções para o trânsito, o transporte coletivo e individual. Trata-se de implantar a rede de mobilidade para atender as necessidades dos jogos da Copa 2014 e oferecer à população melhores condições de deslocamento no seu dia-a-dia.

A maior parte destes projetos foi encaminhada ao Ministério dos Transportes, já que as principais intervenções (viadutos, trincheiras, etc) estão em áreas de influência do DNIT, ou seja, as BRs 163, 364 e 070, que cortam a Capital e se integram à malha viária do perímetro urbano.

Conheça as principais intervenções previstas:

1- BRT CPA – AEROPORTO - Corredor Estrutural de Transporte Coletivo e Corredor Viário. Estabelece a principal ligação de transporte coletivo e viária entre o aeroporto, a área central de Cuiabá, a região hoteleira e o Centro Político Administrativo do Estado. É também o principal eixo de demanda de viagens entre Várzea Grande e Cuiabá e entre a região Nordeste de Cuiabá , com elevada população e o centro da cidade. Extensão: 15,2 km;

2- BRT COXIPÓ – CENTRO - Corredor Estrutural de Transporte Coletivo e Corredor Viário. Estabelece uma ligação importante de transporte coletivo da região Sudeste de Cuiabá (Coxipó) com elevada população, até a área central, e por conexão nesta região, com o BRT “CPA – AEROPORTO”. Este corredor também atende parte da rede hospitalar e hoteleira de Cuiabá. Trata-se do principal acesso da cidade por demanda proveniente das regiões centro-oeste, sudeste e sul.Extensão: 7,3km

3. Corredor “MIGUEL SUTIL – DOM ORLANDO CHAVES” - Corredor de Transporte Coletivo e Corredor Viário. É a principal via perimetral da região, interligando todos os eixos radiais, e oferecendo acesso à Arena dos Jogos da Copa 2014, à Rodoviária e, por conexão com os BRT’s “CPA – AEROPORTO” e “COXIPÓ – CENTRO”, com todos os demais locais servidos por estes eixos de transporte, especialmente o Aeroporto.

4. Corredor “MÁRIO ANDREAZA – CIRÍACO CÂNDIA”. Corredor de Transporte Coletivo e Corredor Viário. Interliga as rodovias BR 163, BR 364 e BR 070 com Várzea Grande e Cuiabá, em uma ligação direta com a Arena dos Jogos, Centro de Treinamento e com o Corredor da Miguel Sutil, oferecendo acesso à toda a região.

5. Corredor “ESTRADA DA GUARITA” - Corredor de Transporte Coletivo e Corredor Viário. Estabelece uma ligação direta da área central de Várzea Grande e do aeroporto com a Arena dos Jogos, mediante articulação com o Corredor Mário Andreazza.

6. Corredor “AVENIDA 08 DE ABRIL”. Corredor Viário. Oferecerá melhor nível de serviço nas operações de chegada e saída da Arena durante os jogos, com tratamento dos pontos de conflito existentes, para demanda proveniente do Corredor Miguel Sutil e centro de Cuiabá.

Estes corredores receberão várias intervenções, dependendo da necessidade, como implantação de viadutos, alargamentos de pista, trincheiras e trevos.






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