Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
ECONOMIA
Quinta - 18 de Novembro de 2010 às 17:46

    Imprimir


Edson RodriguesSecom-MT
A instalação da ETH gera 1,5 mil empregos diretos e dois mil indiretos.
A instalação da ETH gera 1,5 mil empregos diretos e dois mil indiretos.
Localizado numa tríplice fronteira, no entroncamento dos Estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás, Alto Taquari vive um momento ímpar de crescimento. O município com dez mil habitantes tem o quarto IDH (Indíce de Desenvolvimento Humano) de Mato Grosso e foi o que mais recebeu recursos do Fundo de Desenvolvimento Industrial e Comercial do Estado de Mato Grosso (Fundeic).

Na inauguração da sede da empresa ETH Bioenergia, na terça-feira (18.11), o prefeito da cidade, Maurício Joel de Sá, reconhece que sem o apoio do Governo do Estado o município não teria a viabilidade de receber a instalação de grandes empresas. Para preparar o setor de comércio e serviços, hotéis, padarias, restaurantes, farmácias, foi investido R$ 2,2 milhões do Fundo em 26 projetos. O secretário de Indústria e Comércio do município, Erocy Scaini, fala com convicção de que não há nenhum inadimplente. Com a instalação dos trilhos da Ferronorte em Alto Taquari, o terminal de Cargas da ALL Malha Norte, responsável pelo transporte de grãos, também trouxe grandes empresas de transporte de combustíveis, como a Cosan Combustíveis e Lubrificantes e a Standart exportadora de carnes.

O governador de Mato Grosso, Silval Barbosa, visitou a cidade nesta quinta-feira (18.11), depois de participar da inauguração da Usina de Bioenergia, esteve na Prefeitura e descerrou a placa de inauguração da reforma e ampliação da sede. “A realidade é uma antes da vinda da ETH e agora é outra, muda a economia regional e o Estado tem a preocupação e investe no social”, disse o governador.

Empresários como Osmar José, do ramo de hotelaria, um dos beneficiados com o Fundeic deixou a Capital há cinco anos e investiu na cidade. Ele conta que nos últimos três anos Alto Taquari tem vivido um ‘pique’ de crescimento. O seu hotel, um dos cinco existentes na cidade vive lotado, começou com 10 leitos, ampliou para 30 e já está em obras para aumentar mais 20 apartamentos. “Mudei de Cuiabá para cá, montei um restaurante e logo a grande procura me chamou a atenção. Consegui recursos do Fundo, construí e deu certo”, ressaltou animado o empresário.

A instalação da ETH gera 1,5 mil empregos diretos e dois mil indiretos. A meta agora é qualificar mão de obra. “Sobram empregos hoje aqui, precisamos de pessoas qualificadas para atender a demanda das empresas”, destacou o prefeito Maurício.

INFRAESTRUTURA - Umas das reivindicações do prefeito da cidade foi a construção do anel viário. Com a pavimentação da BR 359, que liga a cidade de Coxim (MS) até o Estado do Pará, está previsto um grande aumento no fluxo de veículos na região.

Os secretários de Estado de Comunicação Social, Onofre Ribeiro, e de Indústria, Comércio, Minas e  Energia, Pedro Nadaf, acompanharam o governador na visita ao município. 




Fonte: Secom-MT

URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/21781/visualizar/