Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADE
Quarta - 17 de Novembro de 2010 às 07:37
Por: DANI CUNHA

    Imprimir


Marcos Vergueiro
Os moradores de Água Boa receberam o governador e sua comitiva com festa.
Os moradores de Água Boa receberam o governador e sua comitiva com festa.

Dar continuidade nas ações em todas as cidades de Mato Grosso, realizando administração municipalista que beneficie todos os setores e alcance todos os cantos do Estado, visando o desenvolvimento e o bem estar da população. Com essas propostas o governador Silval Barbosa e sua comitiva estiveram em Água Boa (a 730 Km da Capital), nesta terça-feira (16.11), para lançar as obras da Escola Técnica de Educação Profissional e Tecnológica (ETE), uma parceria entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Secitec), Prefeitura Municipal e Governo Federal. No local onde será construída a ETE a fase de terraplanagem já foi feita, agora, terá início a obra propriamente dita.

Os moradores de Água Boa receberam o governador e sua comitiva com festa, tamanha era a alegria de todos ao receberem mais esse investimento, já que o Governo do Estado tem sido um grande parceiro deste município promissor, que desponta em desenvolvimento, principalmente no setor do agonegócio. O sucesso desse desenvolvimento, segundo o prefeito Maurício Tonhá se deve a um trabalho constante da administração regional. “Água Boa passa por um momento interessante, principalmente no que diz respeito ao agronegócio, gerando renda e mais produção, graças ao Governo municipalista que tem sido nos último anos, que vêem as demandas regionais extremamente fortes”, pontuou Tonhá.

Para ele, a Escola Técnica de Ensino é o ponto forte para atender a demanda local, já que de nada adianta produzir se não houver a Mao de obra qualificada, não só para a indústria, mas para a produção primária também. “Os cursos oferecidos vão atender as demandas regionais e de tantas outras atividades que poderemos desenvolver”, disse.

O governador Silval Barbosa ressaltou que a preocupação maior deve ser em relação à base da sociedade. “Lançar uma obra desse tamanho e com a importância que esta tem, juntamente com toda essa juventude aqui presente mostra que estamos no caminho certo: o do desenvolvimento”.

Com a chegada da ETE Silval acredita que Água Boa se tornará o grande polo regional do Araguaia. “Para atrair empresas é necessário investir na educação. Essa é a importância maior dessas Escolas, que é preparar pessoas para o mercado de trabalho, com uma população preparada para atender as demandas do progresso futuro, na certeza do município ter a mao de obra qualificada.

PARCERIA E CRESCIMENTO DE MATO GROSSO

O secretário Municipal de Educação, Cultura e Desporto, Edilson Spenthof ressaltou a parceria entre o Executivos estadual e municipal. “Estamos vivendo uma experiência interessante. Nunca tivemos antes um Governo tão parceiro, com atenção redobrada através da Seduc para com os um nicípios. Hoje há uma compreensão diferenciada da Seduc em relação aos municípios, mostra um outro olhar do Governo”.

A secretária de Estado, Ciência e Tecnologia, Ilma Grisoste, que acompanhou o governador nesta terça-feira (16.11) nos municípios de Campo Verde e Primavera do Leste, lembrou que Mato Grosso é um Estado que cresce 10% ao ano. E esse crescimento necessita, mesmo para o comércio local de cada cidade, de qualificação da mão-de-obra. “As ETEs vão ampliar a possibilidade de formação e capacitação das pessoas, atendendo a demanda regional”, disse a secretária.

Sobre os cursos a serem ofertados em cada município, Ilma Grisoste falou que são vários eixos tecnológicos, que serão verificados para saber quais as maiores procuras de cada localidade. “Serão formados 1.200 alunos por ano, gerando, cada ETE cerca de 40 empregos diretos. Mato Grosso cresce e as Escolas Técnicas vão fomentar o desenvolvimento”.

ESPERANÇA

Simone Martins, de 26 anos, doméstica, mãe de 3 filhos, diz que agora ela vê com bons olhos o fututo de suas crianças. "As vezes a gente tem medo dos nossos filhos não seguirem pelo melhor caminho, por falta de investimento e de ocupação para eles. Mas agora, sei que eles poderão se preparar pra ter um trabalho digno. A gente agradece".

Desdempregado há um ano e meio, Franciso José Gomes, feliz, disse que a luz no fim do túnel foi trazida pelo governador Silval Barbosa. "O governador é dos nossos, veio de baixo e sabe como é importante a gente ter oportunidade pra trabalhar. Agora eu, que não tenho estudo, posso participar da escola para não ficar mais desempregado", comemorou.

Acompanharam o governador Silval Barbosa no lançamento da ETE em Água Boa o vice-governador eleito Chico Daltro, o secretário-chefe da Casa Militar coronel PM Antonio de Moraes, o secretário de Indústria Comércio, Minas e Energia, Pedro Nadaf, e o deputado federal Wellington Fagundes. Autoridades e políticos municipais, moradores, estudantes também prestigiaram o lançamento da obra.





Fonte: Secom/MT

URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/21798/visualizar/