Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
EDUCAÇÃO
Terça - 16 de Novembro de 2010 às 11:58

    Imprimir


Edson Rodrigues/Secom-MT
Governador Silval Barbosa e comitiva fazem o lançamento da obra da Escola Técnica de Educação Profissional e Tecnológica
Governador Silval Barbosa e comitiva fazem o lançamento da obra da Escola Técnica de Educação Profissional e Tecnológica
Atrair empresas, gerar empregos e riquezas nas mais diversas regiões de Mato Grosso, este é o anseio dos gestores públicos e da população. O lançamento da obra de mais uma Escola Técnica Estadual de Educação Profissional e Tecnológica, na manhã desta terça-feira (16.11), em Campo Verde (131 km ao Sul de Cuiabá) reforça a proposta e preocupação do Governo do Estado em qualificar a mão de obra para receber novos investimentos. O governador de Mato Grosso, Silval Barbosa, visita hoje três municípios para lançar obras das escolas estaduais, além de Campo Verde, Primavera do Leste e Água Boa também recebem uma sede da ETE.

O governador chegou logo cedo ao município, reuniu-se com empresários que pediram ao Governo do Estado que apoie a instalação de novas indústrias na região. “As Escolas Técnicas que estamos construindo em Mato Grosso é para preparar mão de obra e fazer com que a nossa produção não saia in natura, para que as indústrias se instalem aqui precisamos de profissionais preparados”, destacou Silval Barbosa. Ele lembrou que é prioridade do governo investir na capacitação e qualificação de pessoas.  

Serão 1.200 alunos atendidos em diversos cursos na unidade de Campo Verde, o prefeito do município Dimorvan Brescancin pediu em discurso que se invista em cursos de qualificação para trabalhadores da indústria têxtil. Campo Verde tem se destacado como maior produtor de algodão e já foi visitado por empresas interessadas em se instalar na cidade, mas para isso exigiu profissionais qualificados.

A secretária de Estado de Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (Secitec), Ilma Grisoste, explicou que alguns cursos já estão definidos como agropecuária, enfermagem, mas levará em conta a reivindicação do prefeito, já que a meta é atender as diferentes vocações regionais.

Centenas de jovens e adultos participaram do lançamento da obra. Jovens como Thiago Rezende, 15 anos, que cursa o Ensino Fundamental, ele e o colega Geovane Líbano, da mesma idade, estão ansiosos por ter a oportunidade de ter uma profissão. Os dois querem trabalhar na área de agropecuária e zootecnia.

Outro benefício citado pela educadora Regina Marciana Oliveira, moradora de Campo Verde, é o fato dos jovens não terem a necessidade de sair da cidade para trabalhar. Atualmente as pessoas precisam ir embora para estudar ou percorrer todos os dias cem quilômetros para ir e vir ao Instituto Federal de Ciência e Tecnologia (IFMT), na serra de São Vicente.

O mestre de obras José Augusto Santos, um dos trabalhadores da obra, está contente por ver a cidade receber mais opções de qualificação e também por ter emprego. O governador Silval Barbosa também reforçou a importância da geração de 40 empregos diretos na construção da Escola Técnica.

O coordenador do curso de informática da IFMT, Ricardo Bhering, destacou o apoio do Governo do Estado no atendimento à demanda de ensino técnico, segundo o coordenador isso permite que o Governo Federal possa investir mais no Ensino Superior.

Silval Barbosa, acompanhado dos secretários de Indústria, Comércio, Minas e Energia, Pedro Nadaf; do secretário-chefe da Casa Militar, coronel Antônio Moraes, e do vice-governador eleito, Chico Daltro (ex-secretário de Ciência e Tecnologia), descerrou a placa de ampliação do núcleo do IFMT em Campo Verde, atendeu moradores e concedeu entrevista à imprensa. Silval seguiu para Primavera do Leste. No início da tarde ele estará em Água Boa onde embarca para Brasília (DF).





Fonte: Secom-MT

URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/21800/visualizar/