Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
PECUÁRIA
Sexta - 12 de Novembro de 2010 às 16:13
Por: JOÃO BOSQUO

    Imprimir


Lenine Martins/Secom-MT
Governador Silval Barbosa participa de solenidade de posse da nova diretoria do Sindicato Rural de Cuiabá, na Acrimat
Governador Silval Barbosa participa de solenidade de posse da nova diretoria do Sindicato Rural de Cuiabá, na Acrimat
O governador Silval Barbosa voltou a reafirmar o seu compromisso com os pecuaristas mato-grossenses durante o evento de posse da nova diretoria do Sindicato Rural de Mato Grosso, na manhã desta sexta-feira (12.10). Assume o cargo de presidente da entidade para o triênio 2010-2013, Vicente Falcão, que também ocupa a Secretaria Extraordinária de Apoio às Políticas Fundiárias e Ambientais de Mato Grosso.

“Quero reafirmar o meu compromisso com a classe dos pecuaristas. Tenho dito que o nosso Estado de Mato Grosso é um desafio permanente. Mas não é um desafio apenas para o governo, e sim, para todos que aqui atuam”, disse o governador Silval Barbosa ao falar aos produtores, filiados ao sindicato e da Acrimat, que “têm sido muito importantes no processo de desenvolvimento que Mato Grosso está passando e pelo muito que tem que ser feito”.

Silval Barbosa enfatizou que os produtores não podem ter dificuldade com o governo. “O governo entende que quem promove o desenvolvimento, a geração de emprego, quem promove as riquezas para alavancar toda a estrutura do Estado é a classe produtora”,disse.

Um dos enfretamentos a ser encarado pelo Poder Executivo e pelos produtores rurais, segundo o governador é a questão do novo Código Ambiental. Silval Barbosa disse que não se pode mais viver um quadro de instabilidade, de contradições de legislações federal com a estadual. “Essa instabilidade incomoda. Todos os produtores querem uma regra clara. E esse é o nosso desafio, buscar o máximo de entendimento, acabando com esse conflito que existe entre os entes federados”.

Quanto ao novo Parque de Exposição, o governador Silval Barbosa foi enfático. “Já afirmei aqui e reafirmo o compromisso, não só quanto à área que já cedemos, o governo vai estar presente para consolidar a nova estrutura – um sonho de 14 anos, que estava apenas em uma portaria – e fazer um parque que seja orgulho, não só dos pecuaristas, mas de Mato Grosso e do Brasil”. Silval Barbosa informou que vai estar na próxima semana em Brasília, conversando com a bancada federal e vai pedir que se incluam emendas voltadas para o Parque de Exposição.

O presidente empossado, Vicente Falcão disse que a gestão da nova diretoria tem que ser melhor que a anterior. “Nós temos que ser melhores”, avisa. Como desafio lembra que irá fazer a última Expoagro no atual Parque de Exposição Senador Jonas Pinheiro em 2011, e a primeira no novo parque a ser construído na avenida Palmiro Paes de Barros. “Eu não tenho receio dessa mudança. Cuiabá é a capital do Estado, mas temos que trabalhar para transformar na ‘capital’ da pecuária brasileira”.

O ex-presidente Mário Cândia destacou como avanço realizado – devido a parceria do Governo do Estado – a construção da rede de esgoto do Parque de Exposição e a estação elevatória. “Hoje o parque de exposição é um condomínio que tem o esgoto 100% tratado e o projeto de regularização de combate a incêndio está 100% instalado”.

O presidente da Famato, Rui Prado, disse que a base territorial do Sindicato Rural de Cuiabá não é de grandes produtores. Mesmo assim é o sindicato mais importante pois é o que irradia, é o formador de opinião, pois é na capital que se realiza a mais importante exposição agropecuária, não só para Mato Grosso, como para o Brasil. Segundo ele, a mudança do Parque de Exposição é fundamental para a produção e para o agronegócio. Ele destacou ainda que Mato Grosso dá exemplo na produção de carne.

Estiveram presentes na posse da nova diretoria o superintendente federal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Chico Costa; presidente do Indea-MT, Volney Corrêa; secretário-adjunto da Sema, Júlio Bochega; ten. cel. Walter, representando o comando Geral da PM/MT; Jair Durigon, presidente do Imeq; professora Solagem Barros, diretora Técnica e Científica da Fapemat; secretário-adjunto da Seder, Luiz Alécio; Daltro Vasconcelos, presidente da Fabov, Gilberto Porcel, deputado federal Homero Pereira.





Fonte: Secom-MT

URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/21818/visualizar/