Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADE
Quinta - 11 de Novembro de 2010 às 14:11

    Imprimir


A conscientização dos trabalhadores da construção civil sobre os riscos de acidentes com energia elétrica é uma das principais atividades promovidas pela Cemat durante a 5ª Semana Nacional de Segurança com Energia Elétrica. Pensando em atingir esse público, a distribuidora contratou um carro de som para percorrer locais de obras de Cuiabá e Várzea Grande, transmitindo a mensagem dos cuidados essenciais para evitar acidentes com eletricidade. Nesta sexta-feira (12), serão visitadas obras na região da Morada do ouro, em Cuiabá.

O carro de som chega às obras e surpreende os trabalhadores que, durante alguns minutos, são alertados sobre os perigos que a energia elétrica oferece. As principais orientações repassadas referem-se à utilização de fita isolante nos fios desencapados ou emendas de fios, à necessidade de manter a fiação longe do contato com a água, de não amarrar os fios em materiais metálicos e de não deixar os fios espalhados pelo chão.

A Semana Nacional de Segurança com Energia Elétrica é uma campanha de nível nacional, promovida pela Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee) para alertar a população sobre os riscos oferecidos pela rede elétrica e o que pode ser feito para evitá-los. O projeto conta com a participação de 30 empresas e pretende atingir 170 milhões de pessoas este ano.

Em 2010, a campanha quer conscientizar a sociedade sobre a importância de manter uma distância segura da rede elétrica, por isso, a palavra de ordem é “longe”. Em Mato Grosso, a Cemat é responsável por organizar as atividades do evento, que se encerra nesta sexta-feira. Além da conscientização dos trabalhadores da construção civil, a Cemat tem realizado palestras para estudantes e distribuição de materiais educativos, especialmente cartilhas e panfletos.

Os resultados dessas iniciativas podem ser vistos ao comparar dados dos últimos dois anos. Em 2009, a Cemat registrou 29 mortes provocadas por acidentes com eletricidade. Até setembro deste ano, foram registrados 11 óbitos, o que representa uma redução de 62% em relação ao ano anterior.






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/21822/visualizar/