Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
PECUÁRIA
Quinta - 04 de Novembro de 2010 às 12:25
Por: WISLEY TOMAZ

    Imprimir


vacinados os animais de todas as idades, já que na etapa de maio foram vacinados 11.557.116.
vacinados os animais de todas as idades, já que na etapa de maio foram vacinados 11.557.116.

Iniciou nesta segunda-feira (01.11) a última etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa em todo Mato Grosso, que tem o maior rebanho bovino e bubalino do país com cerca de 27.240 milhões de cabeças. O objetivo é que o Estado entre no 16º ano com o status de livre da contaminação da febre aftosa, reconhecida pela Organização Mundial de Saúde Animal. O lançamento oficial da campanha será nesta sexta-feira, às 9 horas, na fazenda Taj Mahal, e deve contar com a presença da maioria das autoridades ligadas agropecuária no Estado e produtores rurais.

Nesta etapa da campanha de vacinação devem ser vacinados os animais de todas as idades, já que na etapa de maio foram vacinados 11.557.116 do rebanho de bovinos e bubalinos de 0 a 24 meses de idade, sendo que o índice novamente foi um sucesso, com a percentagem de 99,69% de animais vacinados. O presidente do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT), Valney Corrêa de Sousa, avalia que este índice é extremamente positivo, demonstrando a responsabilidade dos produtores rurais mato-grossenses com as ações do Governo Federal e principalmente do Governo do Estado, através dos profissionais do Instituto de Defesa Agropecuária.

Na comparação da etapa de maio/2009 com maio/2010 houve um aumento no rebanho de zero a 24 meses de 905.489, o que corresponde a 9,2% de aumento em relação a 2009. “Mato Grosso é responsável pela venda da carne para mais de 180 países, estarmos livre da aftosa com vacinação significa segurança para que o Estado continue crescendo no mercado interno e externo, pois se trata de uma das exigências do mercado internacional e, portanto, deve ser conduzido com seriedade”, explica Valney Corrêa.

A campanha de vacinação é coordenada pelo Indea-MT, instituição vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural de Mato Grosso (Seder-MT), Fundo Emergencial de Saúde Animal, Superintendência Federal de Agricultura no Estado de Mato Grosso (SFA/MT) e Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento, responsável pelo programa nacional de vacinação, atuando na liberação dos recursos nos prazos estabelecidos, garantindo o estoque de vacinas necessárias no mercado e evitando qualquer alteração de preço.






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/21893/visualizar/