Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
ELEIÇÕES 2010
Sexta - 29 de Outubro de 2010 às 18:10

    Imprimir


Os eleitores que não estiverem em seu domicílio eleitoral no próximo domingo de eleições (31/10), deverão justificar a ausência apresentando em uma sessão eleitoral ou em um posto de justificativa o formulário de justificativa de voto. Para evitar as filas, o eleitor pode levar o documento já preenchido e apenas entregar em um posto de justificativa ou sessão eleitoral. O formulário pode ser impresso diretamente do site do Tribunal Regional Eleitoral, no endereço www.tre-mt.jus.br , ou retirado pessoalmente nos cartórios e postos eleitorais.

A justificativa do voto garante que o eleitor se mantenha em dia com a Justiça Eleitoral, já que o voto no Brasil é obrigatório, e a ausência às urnas impedirá a emissão da certidão de quitação eleitoral, exigida em diversas situações, como emissão de passaporte, posse em concurso público  etc.

O eleitor que justificou no primeiro turno e continuará ausente no segundo turnos das eleições, deverá apresentar nova justificativa, pois cada turno das eleições é contabilizado individualmente pela Justiça Eleitoral.

A Justiça Eleitoral alerta ainda que, mesmo quem não compareceu às urnas,  e tampouco justificou a ausência, poderá exercer o direito ao voto no dia 31 de outubro.







URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/21925/visualizar/