Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
COPA DO MUNDO 2014
Sexta - 29 de Outubro de 2010 às 12:29
Por: EDUARDO RICCI

    Imprimir


Assessoria/Agecopa
Diretores e técnicos da Agecopa se reuniram com o prefeito de Cuiabá
Diretores e técnicos da Agecopa se reuniram com o prefeito de Cuiabá
Diretores e técnicos da Agecopa se reuniram na quinta-feira (28.10) com o prefeito de Cuiabá, Francisco Galindo e secretários municipais para discutir os projetos de mobilidade urbana que preparam Cuiabá para a Copa 2014. O diretor presidente interino da Agecopa, Yenes Magalhães, o diretor de Relações Interinstitucionais Agripino Bonilha Filho e o Assessor Técnico Rafael Detoni fizeram uma explanação sobre as mudanças propostas no sistema viário e de transporte coletivo.

O Plano de Mobilidade Urbana pretende adequar a Capital não só às necessidades geradas pela Copa, mas também considerando o crescimento populacional e imobiliário, que gerou problemas crônicos como as deficiências do transporte coletivo e os congestionamentos. O objetivo destas intervenções (corredores exclusivos para ônibus, duplicação de pistas, trincheiras e viadutos) é melhorar significativamente o trânsito e os sistemas de transporte coletivo e individual, um legado permanente que a Copa trará para toda a população.

PARCERIA

Yenes Magalhães destacou a importância desta parceria e entendimento com a prefeitura de Cuiabá, que tem a prerrogativa e a responsabilidade de operar todos estes sistemas urbanos. “A Agecopa tem na prefeitura de Cuiabá sua principal parceira neste trabalho, pois na condição de operadora dos sistemas municipais, dela dependerão as principais decisões sobre o que será feito e a forma como isso acontecerá”.

"As obras de mobilidade preparam Cuiabá para a Copa, mas terão uma conotação social muito relevante, já que envolvem a circulação dos coletivos, do transporte individual, motociclistas, ciclistas e pedestres. O cidadão deverá ter muita paciência nos próximos dois anos, pois as obras afetarão o deslocamento de todos. Mas o sacrifício será compensado pelas melhorias que serão implantadas. Esta é uma oportunidade única para resolver graves problemas que já afetam toda a população”, ressaltou Yenes.

O prefeito Chico Galindo destacou o empenho com que a Agecopa vem trabalhando estas questões, com planejamento e responsabilidade para consolidar mudanças absolutamente necessárias. "São empreendimentos estruturais que tendem a moldar nossa cidade num formato futurista, com avanços que levariam décadas para se consolidar. Através da parceria com a Agecopa, em 2014 teremos uma nova cidade, mais moderna e com serviços públicos muito mais eficientes, como é o caso do transporte coletivo. Em meu nome, da Prefeitura e de todos os habitantes da Capital, agradeço o empenho da Agecopa em trazer a um plano prático obras tão sonhadas pela população".

BRTs

O foco inicial das discussões é a implantação dos dois corredores exclusivos para ônibus (BRTs), ligando o aeroporto ao CPA e a avenida da Prainha ao Coxipó. Este novo sistema exigirá intervenções nos canteiros centrais e redimensionamento dos estacionamentos públicos, além de desapropriações de imóveis considerando o interesse público.

Participaram da reunião os secretários municipais de Trânsito e Transportes Urbanos,Infra-estrutura, Finanças e de Meio Ambiente, além dos presidentes do IPDU, Sílvio Fidélis e da Sanecap, Antonio Carlos Ventura. Num segundo momento, os 28 projetos da Agecopa serão apresentados a todo o secretariado. “Será a oportunidade de compartilhar informações e iniciar o planejamento de ações na área de Saúde, Educação, Turismo e Voluntariado, por exemplo. O objetivo é discutir e encaminhar medidas que melhorem a qualidade dos serviços prestados pelo Município, tendo em vista o grande fluxo de turistas previsto para 2014”, ressaltou o diretor de Articulação Interinstitucional da Agecopa, Agripino Bonilha Filho.

No dia 19 de novembro será realizada a Audiência Pública na Assembleia Legislativa para que a comunidade tome conhecimento e se manifeste sobre as obras que vão melhorar a mobilidade, o trânsito e os transportes coletivos em Cuiabá e Várzea Grande.






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/21932/visualizar/