Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
POLÍCIA
Quinta - 07 de Abril de 2016 às 12:56
Por: Da Redação TA c/Assessoria

    Imprimir


Sete homens foram presos em flagrante, em Pontes e Lacerda, no oeste do estado, por crime de extração ilegal de minérios em uma área particular denominada Serra Dourada. A área está localizada próxima ao garimpo ilegal da Serra da Borda, desocupado pelas forças de segurança estadual e federal, em janeiro deste ano. A prisão dos garimpeiros ocoreu dentro da operação Carga Máxima, Secretaria de Segurança Pública. 

Os suspeitos são oriundos dos estados de Rondônia e do Pará e montaram acampamentos na localidade em busca de ouro. Com eles foram apreendidas várias ferramentas usadas na extração de minérios. Eles foram autuados em crimes do artigo 21 da Lei 7805/1989 e no artigo 55 da Lei 9605/1998, que tratam da extração de substâncias minerais, sem permissão, concessão ou licença. As penas são de até 3 anos de reclusão e multa.

O delegado Luiz Felipe Nascimento de Leoni, disse que as prisões foram resultados de denúncias apuradas pela delegacia local. Segundo ele, os policiais chegaram à área ocupada ilegalmente a cavalos, se passando por funcionários da fazenda, para não chamar a atenção dos garimpeiros. Mesmo assim, segundo ele, três homens, do grupo de dez pessoas, conseguiram fugir pelo mato. “A atividade ainda se mantem de forma escondida, fazem à noite ou em lugares ainda desconhecido das policiais. As polícias estão vigilantes quanto a essa atividade”, disse o delegado.

O delegado regional, Vitor Chab Domingues, parabenizou a equpe pelo resultado das ações realizadas nesta semana, com apreensões e prisões como a do autor do homicídio de um fazendeiro, da quadrilha de roubo de Hilux e agora a prisão dos garimpeiros. "Apesar de não ser atribuição da Polícia Civil investigar crimes relacionados ao garimpo, a PJC de Pontes e Lacerda vem se desdobrando para conter  a atividade na região e também para esclarecer rapidamente os crimes ocorridos na cidade", destacou o delegado.  




URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/2196/visualizar/