Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
COPA DO MUNDO 2014
Sábado - 23 de Outubro de 2010 às 11:26
Por: EDUARDO RICCI

    Imprimir


Assessoria/Agecopa
O consultor técnico do COL/2014 responsável pelos estádios da Copa, arquiteto Carlos de La Corte, fez a vistoria
O consultor técnico do COL/2014 responsável pelos estádios da Copa, arquiteto Carlos de La Corte, fez a vistoria
O consultor técnico do Comitê Organizador Local (COL/2014), responsável pelos estádios da Copa, arquiteto Carlos de La Corte, fez uma vistoria técnica nas obras da Arena Pantanal. Depois de Curitiba e Manaus, também visitadas esta semana, a Arena de Cuiabá passou pela avaliação técnica periódica das obras e checagem do cronograma de trabalho.

A equipe do COL é formada também pelo gerente de Operações de Estádios, Tiago Paes e pelo engenheiro Fábio Carvalho, responsável pelo programa de monitoramento das arenas. Na ocasião foi detalhada a metodologia do acompanhamento das obras em todo o país, além de conceitos sobre a operação futura (funcionalidade) das arenas.

O diretor de Infra-estrutura da Agecopa, Carlos Brito, acompanhou a vistoria ao lado do assessor Técnico da Agência, engenheiro Marcelo de Oliveira Oliveira e de representantes do consórcio Santa Bárbara/Mendes Júnior. Brito disse que as reuniões foram muito produtivas, pois a interlocução com os consultores traz subsídios técnicos que aperfeiçoam os trabalhos.

Fundações

Carlos Brito explicou que as obras mantém seu ritmo normal, dentro do cronograma. Com a conclusão da terraplenagem, estão começando os trabalhos de fundação, com a fixação das primeiras estacas. Já estão operando no canteiro de obras duas perfuratrizes tipo hélice contínua monitorada por computador. O equipamento de alta tecnologia, permite a implantação de estacas de concreto moldadas in loco. A injeção de concreto é feita ao mesmo tempo em que se retira o material do terreno, garantindo rapidez, segurança e elevada produtividade.

No canteiro atuam ainda cinco escavadeiras hidráulicas, 15 caminhões, uma esteira, cinco rolocompactadores, duas pás-carregadeiras, um britador, quatro caminhões-pipa e três retroescavadeiras pequenas. A Arena deve estar concluída até dezembro de 2012, conforme estabelece o contrato, a tempo de Cuiabá se candidatar a sede da Copa das Confederações, em 2013.

Segurança e conforto

As reuniões com os membros do COL trataram também de questões ligadas à segurança dos estádios. Segundo Carlos Brito, atendendo a recomendações do Corpo de Bombeiros de vários Estados, foi decidida a unificação das instruções técnicas para a parametrização dos procedimentos em todas as sedes. O objetivo é uniformizar os procedimentos de segurança e conforto nas arenas da Copa, como altura dos degraus, metragem dos corredores, normas de acessibilidade, acesso a viaturas de socorro, saídas de emergência, etc.

Os integrantes do COL não se manifestam sobre os resultados destas visitas, reafirmando apenas que se trata de avaliação técnica periódica da execução dos projetos dos estádios e acompanhamento do cronograma de obras.






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/21988/visualizar/