Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
ELEIÇÕES 2010
Sábado - 16 de Outubro de 2010 às 12:57

    Imprimir


O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso publicou a portaria 457/2010, que adia a eleição suplementar de Ribeirão Cascalheira, de 31 de outubro para 7 de novembro, uma semana após a data inicialmente marcada. A portaria foi assinada pelo presidente do TRE-MT, desembargador Rui Ramos Ribeiro.

A portaria considerou manifestações recentes do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) quanto à realização de eleições suplementares. Em 17 de setembro, o TSE chegou a anunciar a publicação de uma resolução que proíbe os tribunais regionais de realizar eleições suplementares no mesmo semestre das eleições gerais. Contudo, até o momento, a resolução ainda não foi publicada pelo TSE, o que impediu os tribunais regionais de todo o país de suspender os calendários eleitorais já em andamento, que tratam de eleições suplementares nos municípios.

Passados 28 dias do anúncio do TSE, no dia 14 de outubro, preocupado em dar respostas rápidas à sociedade quanto à realização das eleições suplementares, em especial aos eleitores de Ribeirão Cascalheira, o presidente do TRE de Mato Grosso encaminhou ofício ao presidente do TSE, ministro Ricardo Lewandowski.

"A notícia causou para a sociedade mato-grossense e, em especial a de Ribeirão Cascalheira, significativa preocupação, uma vez que o Tribunal Superior Eleitoral havia liberado o sistema de Registro de Candidatura Suplementar, já utilizado inclusive, enquanto que nossa área de orçamento já comunicou a área correlata desse Tribunal que utilizará os recursos de pleitos para a realização das mencionadas eleições, devendo ser ressaltado que este Regional está pronto também sob o ponto de vista logístico para realizá-las", disse o desembargador Rui Ramos, no documento enviado ao TSE.

No ofício, o presidente do TRE de Mato Grosso informou que aguarda a publicação da resolução por parte do TSE, e que acatará a decisão daquela corte superior, caso obtenha resposta negativa quanto à nova data da eleição suplementar de Ribeirão Cascalheira. E observou que, por ora, com base em acórdão proferido pelo TSE no Processo Administrativo nº 3207-52.2010.6.00.000, que indeferiu a realização de eleições suplementares no Piauí, nos dias 17 e 31 de outubro, mas sugeriu àquela corte regional a definição de novas datas em novembro, o Tribunal Regional de Mato Grosso também marcou para o dia 7 de novembro a eleição suplementar no município.

O pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso deverá apreciar o novo calendário das eleições em Ribeirão Cascalheira na próxima semana.

Além de Ribeirão Cascalheira, o Tribunal Regional Eleitoral determinou nova eleição em Novo Mundo, Campos de Júlio, Poconé e Matupá.

CANDIDATURAS

Três coligações, cujas candidaturas foram deferidas e registradas no cartório eleitoral de Ribeirão Cascalheira, concorrerão aos cargos de prefeito e vice-prefeito. 
           
A coligação "Compromisso, ação e desenvolvimento, quatro anos em dois", composta pelos partidos PR e DEM, apresentou os nomes de Adário Carneiro Filho e Jair Barros Lima, que concorrerão aos cargos de prefeito e vice-prefeito respectivamente. Adário Carneiro Filho é agropecuarista e disputou o pleito de 2008, quando ficou em segundo lugar. 
           
A coligação "Todos Juntos por Ribeirão Cascalheira", formada pelos partidos PP e PMDB, apresentou o nome de Antônio de Morais Pinto Júnior para candidato a prefeito e Deusiano Ferreira dos Santos, para vice. Ambos são advogados do município. 
           
Já a Coligação Trabalho, Progresso e Cidadania, formada pelos partidos PSDC, PDT, PT e PPS, submeteu o nome de Patrícia Fernandes de Oliveira Vilela para ser a candidata a prefeita, tendo como candidato a vice-prefeito João Marcos Alves, atual presidente da Câmara Municipal.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/22069/visualizar/