Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
POLÍTICA
Quinta - 07 de Abril de 2016 às 09:06
Por: Da Redação TA c/Assessoria

    Imprimir


O governador Pedro Taques visitou, nesta quarta-feira (06.04), partes das obras da Copa do Mundo que se encontram em andamento em Cuiabá e Várzea Grande. A visita, que foi guiada pelo secretário de Estado das Cidades (Secid), Eduardo Chiletto, e contou com a presença de membros do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), foi realizada no Complexo Viário do Tijucal, Avenida Parque do Barbado, Trincheira Santa Rosa, Complexo Viário da FEB e Aeroporto Marechal Rondon.

Durante as visitas, Taques reforçou o compromisso para que as obras sejam finalizadas no prazo e entregues adequadamente para a população. As estruturas, que deveriam ter sido finalizadas para o Mundial de 2014, são objetos de Termos de Ajustamento de Gestão (TAG) com o TCE-MT, firmados entre os meses de outubro e dezembro do ano passado. Atualmente, seis obras se encontram em execução e outras três já foram finalizadas. Os demais contratos seguem em processo de retomada.

“Sabemos das dificuldades do Estado, mas é importante destacar que estamos trabalhando muito para que estas estruturas sejam entregues com a devida qualidade ao cidadão”, ressaltou Taques.

Ainda em relação às obras previstas para o mundial, o governador destacou a importância dos TAGs firmados com o TCE em 2015. “A nossa gestão recebeu as obras sem ter a ideia do que e como estas haviam sido feitas. Devido a esta situação, o Estado solicitou auxílio do Tribunal de Contas de Mato Grosso, pois nossos gestores poderiam ser responsabilizados pelas irregularidades. Recebemos o apoio do TCE e assinamos novos prazos, por meio dos TAGs, para que as estruturas sejam realmente finalizadas”, reforçou.

De acordo com o presidente do TCE-MT, conselheiro Antonio Joaquim, a formalização dos TAGs teve como objetivo dar suporte legal e técnico ao Estado, para que o mesmo concluísse as obras adequadamente. “O TCE quer contribuir para que estas estruturas sejam concluídas. O Tribunal quer atuar sempre como parceiro do Estado, para que mais melhorias sejam promovidas à população”.

Segundo o secretário Eduardo Chiletto, a visita feita às obras contribuiu para a intensificação dos trabalhos de fiscalização e cumprimento dos cronogramas. “Só se tem uma obra com qualidade quando o acompanhamento é feito diariamente. E é desta maneira que a Secid tem trabalhado para entregar as estruturas que haviam sido previstas para a Copa do Mundo. Recebemos um legado de irresponsabilidade, mas desde o início da gestão este cenário é outro”.

Obras visitadas

O trajeto de visitas às obras previstas para o Mundial teve início na região do Coxipó. O Complexo Viário do Tijucal, que conta com a construção de trincheira e viaduto, teve ordem de serviço assinada em novembro do ano passado. O prazo de conclusão das estruturas é de 240 dias e a responsabilidade dos serviços é do Consórcio EEF. A obra tem custo total de aproximadamente R$ 32 milhões.

Prevista para interligar as avenidas Fernando Correa da Costa e Brasília, a duplicação e implantação da avenida Parque do Barbado foi reiniciada no mês de dezembro do ano passado. A via, que conta com 1,6 quilômetros, tem previsão de ser finalizada até o mês de outubro deste ano.

Localizada na avenida Miguel Sutil, a Trincheira Santa Rosa é de responsabilidade da empresa Camargo Campos e teve os trabalhos retomados no último dia 7 de março. O novo cronograma prevê a conclusão da estrutura no prazo de 210 dias. A obra conta com 520 metros de extensão e irá revitalizar o fluxo de trânsito da região.

A vista ainda contemplou o Complexo da FEB, em Várzea Grande. A obra, que segue sob responsabilidade do Consócio Sanches Tripolini, está em fase de análise dos cronogramas físicos. O contrato prevê a entrega de elevado, adequação de rotatória e recuperação de parte da avenida Miguel Sutil.

A última obra visitada foi a ampliação do Aeroporto Marechal Rondon. As atividades, que foram retomadas em outubro do ano passado, estão concentradas na parte internacional. A expectativa é de que até o dia 20 de abril o espaço seja finalizado. Toda a obra, que tem custo total de R$ 83,4 milhões, tem prazo de conclusão de 300 dias. 




URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/2208/visualizar/