Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADE
Quinta - 07 de Outubro de 2010 às 16:15

    Imprimir


Assessoria TRE/MT
Pres. do TRE/MT, desembargador Rui Ramos, e o Sec. Infraestrutura de Cuiabá, Euclides Santos
Pres. do TRE/MT, desembargador Rui Ramos, e o Sec. Infraestrutura de Cuiabá, Euclides Santos

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso, desembargador Rui Ramos Ribeiro, vai celebrar um termo de compromisso com os partidos políticos e coligações, a fim de promover a doação das sobras dos materiais de divulgação de campanha, no segundo turno das Eleições Gerais de 2010, para as cooperativas locais de catadores de materiais recicláveis.

A proposição, que recebeu total apoio do desembargador Rui Ramos, partiu do secretário municipal de Infraestrutura do município de Cuiabá, Euclides Santos, que visitou o presidente do TRE nesta quinta-feira, 7 de outubro.

A legislação eleitoral permite que os candidatos distribuam santinhos aos eleitores até a véspera das eleições. Contudo, muitos candidatos preferem jogar os materiais de propaganda eleitoral na frente e no entorno dos locais de votação, o que provoca sujeira nos locais públicos, entope bueiros e causa problemas de saúde pública.

Segundo o secretário Euclides Santos, no primeiro turno destas eleições de 2010, além de sujar todo o quarteirão dos 166 locais de votação em Cuiabá, muitos candidatos também jogaram o resto do material de propaganda em pontos de ônibus.

O secretário informou que, entre santinhos, cartazes, folders e jornais de campanha, a prefeitura de Cuiabá recolheu quase sete toneladas de lixo, que são restos da campanha eleitoral de 2010.

O termo de compromisso com os partidos se faz necessário porque, depois de jogados no chão e recolhidos pela prefeitura, os papéis perdem grande parcela de seu potencial de reciclagem devido à umidade que adquirem quando misturados a outros resíduos, no interior do compartimento do caminhão coletor.

Além disso, existe a dificuldade de segregar os papéis nos processos de separação da usina de triagem de Cuiabá.






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/22153/visualizar/