Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
EDUCAÇÃO
Sexta - 01 de Outubro de 2010 às 12:38
Por: PATRÍCIA NEVES

    Imprimir


A Escola Estadual Antonio Ometto, instalada na cidade de Matupá, investiu em 2010 em um projeto pedagógico que incentiva a participação social, e ainda proporciona o exercício diário de uma avaliação crítica do contexto político-histórico-econômico em que os estudantes estão inseridos. A ação, batizada como “Projeto Valores Não Têm Preço”, tem surtido efeito extremamente positivo nos 520 alunos da unidade e, já fez com que as situações de indisciplina e de violência apresentassem sensível redução.

A diretora da unidade, Maríndia Becker, cita que são trabalhadas temáticas que objetivam a sensibilização sensibilizar a comunidade escolar à resgatar os princípios da convivência sociofamiliar e comunitária, além de compreender os conceitos de respeito, justiça, diálogo e solidariedade.

Ela explica que a ideia nasceu a partir dos anseios e angústias observados em anos anteriores, no que diz respeito ao processo de ensino aprendizagem e à inversão de valores de nossa clientela como reflexo da desestrutura familiar e social, considerando as inúmeras ocorrências e relatos sobre agressões, falta de limites autoestima, e respeito ao semelhante.

“Como resultados já podemos observar gradativamente a diminuição de ocorrências de agressões físicas e verbais, bem como o comportamento dos alunos também vem melhorando nos últimos meses”, enfatiza Maríndia. Ela complementa citando que “100% dos alunos estão participando do projeto e 90% dos professores”.

Para a execução do projeto foram firmadas parcerias com a Promotoria de Justiça do município, que ministrou palestra sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e Bullyng. Foram realizadas ainda atividades sobre “a Importância da família” com pastores da Igreja Batista e secretária municipal de Educação representando a Igreja Católica, com a Pastoral da Família, com o Centro Espírita Missão Fraterna sobre o tema “Diga não ao Aborto”

Durante o mês de outubro o projeto será realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, com o tema “Saúde e prevenção nas escolas, sobre DSTs”, que terá como palestrante enfermeira Cláudia Amanda Gudeiky.





Fonte: Seduc-MT

URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/22216/visualizar/