Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADE
Sexta - 24 de Setembro de 2010 às 13:25

    Imprimir


Em reunião realizada no plenário do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso, na manhã desta sexta-feira, 24 de setembro, autoridades representantes das instituições responsáveis pela segurança pública do Estado apresentaram as estratégias traçadas para garantir a ordem e a tranquilidade nas eleições gerais de 3 de outubro.
          
O encontro finaliza as várias ações realizadas pelo TRE-MT juntamente com as Polícias Federal, Militar e Civil, durante o mês de setembro em municípios pólo de Mato Grosso, com objetivo de fechar o planejamento que garantirá a segurança do pleito eleitoral de 2010.
          
Na abertura do encontro, o presidente do TRE fez questão de salientar a importância deste trabalho. Ele destacou a amplitude das atividades realizadas até o momento. "É importante que a sociedade conheça a grandeza dos trabalhos realizados para garantir o voto dos eleitores. Não será do dia para a noite, mas vamos trabalhar para conscientizar a todos sobre o empenho que as instituições públicas vêm desenvolvendo na busca de uma eleição tranquila e limpa", disse o presidente na abertura do evento.
          
Participaram do evento o presidente do TRE, Desembargador Rui Ramos, o secretário adjunto de Segurança Pública, Alexandre Bustamante dos Santos, o Superintendente da Polícia Federal, Valmir Lemos de Oliveira, o delegado geral da Polícia Judiciária Civil, Paulo Rubens Vilela, o comandante Geral da Polícia Militar, Coronel Osmar Lino Farias e o diretor operacional do Corpo de Bombeiros Militar, Cel BM Júlio César Rodrigues. 

 AÇÕES CONTRA INCÊNDIO E PÂNICO 

O primeiro a expor o planejamento para as eleições foi o representante do Corpo de Bombeiros do Estado de Mato Grosso, Cel. Julio César Rodrigues, que demonstrou o mapeamento já realizado pela corporação, que identificou os locais de maior concentração de eleitores. "Vamos trabalhar no sentido de manter a ordem pública, dando especial atenção para os trabalhos de prevenção de incêndios e pânico, e realizando também o pronto atendimento para os acidentes que porventura acontecerem", ressaltou o coronel.
          
Os bombeiros disponibilizarão um contingente de 151 pessoas para atuar em Cuiabá e 142 oficiais estarão de prontidão no interior do estado. 
           

          POLÍCIA CIVIL MANTÉM PLANTÃO EM OUTUBRO 

Após ressaltar o papel da Polícia Judiciária Civil, que atua de forma suplementar nas regiões onde não existe representação da Polícia Federal, o delegado geral Paulo Vilela ressaltou a decisão do órgão em manter de plantão todo o contingente de investigadores e escrivães durante o mês de outubro.

O delegado apresentou também a relação dos municípios em que já estão sendo realizadas ações de inteligência no sentido de coibir a prática de crimes eleitorais.
          
A Polícia Civil reservou um efetivo de 135 delegados para atuar nas eleições, sendo 42 na diretoria metropolitana, 83 no interior do Estado, 7 delegados responsáveis pelas ações especiais e 3 dedicados às atividades de inteligência. 208 escrivães e 920 investigadores também estarão atuando no dia das eleições. 
           

          POLICIAMENTO OSTENSIVO É GARANTIDO PELA POLÍCIA MILITAR 

A Polícia Militar apresentou a meta de garantir a presença de, no mínimo, 2 policiais por local de votação na área rural e 1 nos locais da área urbana. Para cumprir o objetivo, a corporação já deu inicio ao remanejamento do pessoal envolvido.
          
O comandante da Corporação, coronel Osmar Lino Farias, apresentou toda logística que vem sendo desenvolvida para garantir o policiamento ostensivo em todo o estado. Para tanto, foram identificados os locais rurais e urbanos que necessitarão de contingente. O comando regional de Cáceres e Alta Floresta serão aqueles que mais receberão policiais remanejados, 174 e 198 membros serão deslocados para as respectivas regiões. 
           

          No dia da eleição, 4131 policiais estarão atuando ostensivamente. 

O Coronel demonstrou também as ações específicas voltadas para o desarmamento da população e a segurança e garantia do voto dos presos provisórios. "Já estamos realizando blitz em várias localidades com histórico de violência e vamos fazer vistorias nas cadeias onde serão instaladas seções eleitorais", ressaltou o comandante. 
           

          POLÍCIA FEDERAL ATUARÁ COM RIGOR CONTRA PRÁTICAS IRREGULARES 

O Superintendente da Polícia Federal em Mato Grosso, Osmar Lino Farias, ressaltou ações desenvolvidas em conjunto com o Juiz Auxiliar da Presidência, Rodrigo Roberto Curvo. Para o delegado, "o trabalho da Polícia Federal, envolvendo principalmente a coleta de provas contra crimes eleitorais, não serão vistas nesse momento, mas num momento futuro quando forem julgados os processos contras aqueles que insistem em práticas irregulares".






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/22285/visualizar/