Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
ELEIÇÕES 2010
Segunda - 20 de Setembro de 2010 às 15:16

    Imprimir


Presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso, desembargador Rui Ramos Ribeiro
Presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso, desembargador Rui Ramos Ribeiro

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso, desembargador Rui Ramos Ribeiro, recebeu na manhã desta segunda-feira o secretário de Segurança Pública, Diógenes Curado, para acertar os últimos detalhes do planejamento para a segurança das Eleições Gerais de 2010. O planejamento traz um mapa de todos os locais de votação, considerando suas especificidades, abrangência, localidade (se de difícil acesso) e histórico de conflitos.

O secretário de Segurança compareceu ao TRE-MT acompanhado de representantes das polícias Civil e Militar, e do Corpo de Bombeiros. Ao pontuar os locais de votação considerados mais críticos, eles demonstraram ao presidente do TRE a estratégia a ser adotada no dia 3 de outubro.
          
           PRESIDENTE DO TRE QUER COIBIR CRIMES ELEITORAIS
          
Além de garantir a segurança do eleitor no dia da eleição, o presidente do TRE, desembargador Rui Ramos Ribeiro, também quer aumentar a fiscalização contra crimes eleitorais, como boca de urna e compra e venda de votos. Para tanto, foi traçado um planejamento que prevê atuação conjunta das polícias Federal, Civil e Militar.

Apenas em Cuiabá e Várzea Grande, onde esses crimes eleitorais são registrados com maior freqüência, a Polícia Militar vai espalhar 45 policiais do Serviço de Inteligência. Eles vão percorrer os locais de votação a fim de investigar possíveis irregularidades.

Além do serviço de inteligência, a Polícia Militar vai manter dois policiais em cada local de votação nas zonas rurais, e um policial em cada local de votação na zona urbana, onde é possível pedir reforço, caso haja necessidade.

O presidente do TRE informou ao alto comando da Segurança Pública que vai encaminhar às polícias a listagem com os nomes, CPF, RG e endereço dos cabos eleitorais. Os candidatos tem até esta quarta-feira, 22 de setembro, para enviar a lista à Justiça Eleitoral, sob pena de responder pelo crime de desobediência.

A listagem dos cabos eleitorais será útil no dia da eleição, por exemplo, para detectar possível boca de urna, feita de forma dissimulada. Ao eleitor comum é permitida a manifestação isolada e silenciosa em favor de seu candidato, como, por exemplo, o uso de algum adesivo em sua roupa. Contudo, se esta manifestação for realizada por cabos eleitorais, e em escala maior, tanto o cabo eleitoral quando o candidato podem vir a responder processo na Justiça Eleitoral. A listagem enviada pela Justiça Eleitoral também servirá para coibir outras práticas proibidas no dia da eleição.

Da mesma forma, a fim de contribuir para um melhor policiamento no dia das eleições, o TRE vai encaminhar à Polícia Civil um compêndio com todas as resoluções do Tribunal Superior Eleitoral, que venham a conter mudanças na legislação eleitoral em vigor a partir deste ano. O compêndio será distribuído aos delegados que vão atuar nas Eleições 2010.

Conforme o comandante Geral da Polícia Militar, coronel Osmar Lino Farias, a PM vai disponibilizar, no dia 3 de outubro, especialmente para as eleições, 2.068 policiais. Somados aos que estarão no serviço diário, e que poderão ser acionados em casos de urgência, serão 3.848 policiais militares. Pelo menos 320 viaturas, entre carros e motos, estarão à disposição da segurança nas eleições, no dia 3 de outubro.

Também participaram da reunião o secretário adjunto de Justiça e Segurança Pública, Alexandre Bustamante; o comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Carlos Alexandre Rodrigues; o comandante geral adjunto dos Bombeiros, Anderson José Barbosa; o diretor de serviços urbanos técnicos do Corpo de Bombeiros, coronel João Antônio Dias de Campos; o comandante da Regional 1, coronel Zaqueu Barbosa; e diretor geral da Polícia Civil, delegado Paulo Vilela.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/22323/visualizar/