Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
ELEIÇÕES 2010
Domingo - 19 de Setembro de 2010 às 22:40

    Imprimir


Pelo menos 500 militares vão cobrir os 102 locais de votação na zona rural de Cáceres, no próximo dia 3 de outubro, por ocasião das Eleições Gerais 2010. A decisão rugiu durante reunião realizada naquele município por representantes do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT) e as polícias Federal, Militar e Civil. A área urbana do município tem 102 locais de votação.

A caravana do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso esteve na região de Cáceres na manhã da última quinta-feira, 16 de agosto, e em Tangará da Serra no período da tarde. As reuniões nas cidades pólo do estado de Mato Grosso fazem parte do planejamento geral de segurança para as Eleições de 2010, que tem também o objetivo de adotar medidas para coibir o abuso de poder econômico e compra de votos no dia do pleito.

O coordenador geral do planejamento da segurança nas Eleições, pelo Comando da Polícia Militar, tenente coronel Cleucimar Rabelo, informou que a PM vai concentrar atenção no policiamento nos presídios e especialmente nas áreas de fronteira.

REGIÃO DA FRONTEIRA PREOCUPA

O juiz da 41ª Zona Eleitoral de Araputanga, Jorge Alexandre, alertou sobre a necessidade da atuação da força tática nos municípios de Reseva do Cabaçal e Jauru, regiões historicamente conflituosas, além de serem muito próximas da Bolívia.

O juiz da 6ª Zona Eleitoral de Cáceres, Adauto dos Santos Reis, solicitou um acompanhamento mais ostensivo da PM nos assentamentos e acampamentos do movimento sem terra instalados no município, e também na região da fronteira, “a fim de evitar práticas nocivas no período eleitoral”.

Em Vila Bela da Santíssima Trindade, município pertencente à 25ª Zona Eleitoral de Pontes e Lacerda, o juiz eleitoral Gerardo Humberto destacou como ponto mais crítico a prática comum de transporte de eleitores. Em Vila Bela existem oito locais de votação em área urbana e 12 na área rural, que são distantes cerca de 80 km do centro da cidade.

Na 61ª Zona Eleitoral de Comodoro a principal preocupação é com o município de Campos de Júlio, face ao histórico de situações críticas e a atual conjuntura de instabilidade política em virtude da cassação do prefeito eleito em 2008, inclusive com determinação do TRE-MT por eleições suplementares naquele município.

O juiz auxiliar da presidência do TRE, Rodrigo Roberto Curvo, avaliou as regiões de Cáceres e Tangará da Serra como relativamente tranqüilas, em virtude da boa integração entre as polícias Militar, Civil e Federal.

O delegado regional da Polícia Civil em Cáceres, Percival Heleotério de Paula, adiantou várias ações que serão realizadas, além da designação de delegados para as regiões mais conflituosas.

O encontro na regional de Cáceres contou com a presença dos juízes eleitorais de Mirassol D´Oeste, Pontes e Lacerda, Araputanga, Rio Branco e Comodoro.

MIL ÍNDIOS VOTAM EM TANGARÁ

O pólo de Tangará da Serra, visitado na tarde da quinta-feira, possui 190.069 eleitores divididos em 112 locais de votação em área urbana e 33 na zona rural.

Conforme o juiz eleitoral Jamilson Haddad Campos, responsável pela 19ª de Tangará da Serra, cerca de mil índios votam na cidade de Tangará. “Entretanto esse eleitorado geralmente não nos traz problemas”, disse o juiz.

O delegado da Polícia Federal, Rodrigo Piovesano Bartolamei, informou que o principal problema da PF, assim como o da Polícia Militar, é o contingente insuficiente de efetivo para cobrir maciçamente todos os locais onde seria necessário a atuação policial. “Essa união das polícias é de extrema importância para garantirmos a segurança. Baseados nas informações dos juízes eleitorais, vamos traçar estratégias de atuação, especialmente nas aldeias indígenas”, destacou Bartolamei.

O tenente coronel Cleucimar Rabelo garantiu que as comunidades e assentamentos rurais de Tangará da Serra não tem histórico de conflitos. “Além do efetivo da regional, ainda estaremos mandando reforço da capital para que tudo transcorra com tranqüilidade”, disse o coronel Rabelo.

TRE PERCORREU CIDADES PÓLO INTEGRANDO AS POLÍCIAS

O juiz auxiliar Rodrigo Curvo, finalizou a reunião nos pólos dizendo que a Justiça Eleitoral jamais poderá ser taxada como omissa nas questões que dizem respeito à segurança nas Eleições. “Estamos visitando todos as regionais, acompanhados do Comando da Polícia Militar, representantes da Polícia Civil e Federal, com a finalidade de garantir que todos os pontos que não foram incluídos no planejamento inicial da PM sejam prestigiados após a manifestação dos juízes responsáveis por cada zona eleitoral,  assim como dos Comandantes Regionais da Polícia Militar”, destacou o magistrado.

Em Tangará da Serra compareceram os juízes eleitorais de Diamantino, Barra do Bugres, Arenápolis, São José do Rio Claro, Sapezal, Brasnorte e Campo Novo dos Parecis.

Nos dois municípios também estiveram presentes todos os comandantes regionais, das companhias e os de núcleo.






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/22329/visualizar/