Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
AGRICULTURA
Quinta - 09 de Setembro de 2010 às 15:15
Por: Cláudia Santos

    Imprimir


Adilson Rubilar de Valle, Ademar Tacca, Fidêncio Fábio Fabris e Renato Zaika Jr., ganhadores da edição 2010 do Concurso de Produtividade Dekalb com o híbrido DKB 240 YG, que traz a tecnologia Yieldgard, retornaram neste final de semana dos Estados Unidos animados com as tecnologias que já estão fazendo sucesso entre os produtores americanos e os que também devem chegar ao campo na próxima década.  “Sabia do potencial da biotecnologia, mas não imaginava que era tanto. Volto com a certeza de que teremos muitas novidades nos próximos anos, que nos trarão economia, maior produtividade e custo mais baixo às lavouras”, afirma Renato Zaika, de Ponta Grossa (PR).

O produtor Fidêncio Fábio Fabris, de Seberi (RS), afirma que conhecer unidades, campos de pesquisa e processos que levam a sua produção, além da avaliação das tecnologias que chegam ao campo, foi muito importante para entender o que está por trás de uma semente. “Vivemos uma outra realidade hoje da de dez anos atrás. O desenvolvimento de novas tecnologias é muito mais rápido. O bom é que, quanto mais rápido for, mais rápido teremos benefícios”, aposta.

O gaúcho Adilson Valle, de Quatro irmãos (RS), considera única a experiência de conhecer a realidade de cooperativas e fazendas americanas, centros de pesquisa e de desenvolvimento de sementes. “Os Estados Unidos são referência em tecnologia. Tudo o que tivemos a oportunidade de vivenciar nos situou sobre como estamos no Brasil. Chamou-me muito atenção a infraestrutura de transporte, o maquinário e, claro, as sementes bem mais adaptadas que possuem para plantio. Precisamos do mesmo em nosso País”, desabafa.

O catarinense Ademar Tacca, de Abelardo Luz, achou uma “maravilha tudo o que viu”. “Nunca imaginei que existisse tanta tecnologia por trás de uma semente”, afirma. “Meu olhar agora vai ser outro”, completa.

Tour de tecnologia

Os quatro agricultores foram os campeões da edição 2010 do Concurso de Produtividade Dekalb com o híbrido DKB 240 YG, que traz a tecnologia Yieldgard, e passaram uma semana no chamado cinturão do milho americano (Corn Belt), conhecendo as novas tecnologias que a principal marca do país está desenvolvendo para os agricultores locais, mas que, em breve, também deverão estar à disposição dos produtores brasileiros.

De St. Louis, grande centro acadêmico e empresarial, eles seguiram para Chesterfield, Peoria, Monmouth (Illinois), Ankeny (Iowa), Des Moines, Boone, Bettendorf, Davenport, Dekalb e Chicago (Illinois). O roteiro incluiu visitas a centros de pesquisas e de desenvolvimento de sementes, fazendas e cooperativas. “O objetivo do programa de visitas foi compartilhar informações sobre as mais avançadas tecnologias, no que diz respeito aos aspectos técnicos da biotecnologia, mostrar o que vem sendo feito para se melhorar os resultados e os métodos de cultivo e a colheita, e conhecer a experiência dos agricultores americanos”, explica André Buran, gerente de Marketing Dekalb.

Genes que aumentam o potencial de produtividade do milho, sistemas que conseguem proteger a produtividade e que, portanto, podem trazer um rendimento de 30% a mais na colheita; além de tolerância à seca e utilização de tecnologia Bt com a de interferência de RNA da planta e que, dessa forma, trarão ainda mais controle sobre os insetos, são apenas alguns exemplos do que está por vir e que deixaram os campeões de produtividade empolgados.

“Acho que vamos aumentar muito a produção com a biotecnologia. Além da tolerância à seca, plantas com mais produtividade e facilidade de manejo vão fazer toda a diferença no campo. A biotecnologia é hoje, sem dúvida, a maior ferramenta para se aumentar a produção e baratear o custo agrícola”, declara.

Tecnologias que os americanos estão plantando este ano

Milho Genuity SmartStax – Tecnologia que propicia o mais absoluto espectro de controle de pragas aéreas e de solo, além de tolerância a herbicidas. O tudo em um com oportunidade maior de produtividade.

Milho Genuity VT Triple PRO – Tecnologia que propicia duplo modo de ação para controle de pragas de solo, combinada com a proteção de pragas aéreas e a tecnologia Roundup Ready2 para milho. Oportunidade de grãos de maior qualidade.

Milho Genuity VT Double PRO - Tecnologia que combina toda proteção de YieldGard VT PRO (dois modos de ação contra a lagarta do cartucho, lagarta da espiga e broca do colmo) com a tecnologia Roundup Ready2 para milho. O único com dois genes de modos de ação contra insetos.

Colheitas vencedoras

O gaúcho Adilson Rubilar de Valle, da Fazenda Granja de Valle, em Quatro Irmãos (RS), colheu 273,04 scs/ha do híbrido DKB240YG nesta safra, com 72.300 plantas por hectare. No último ano, o mesmo híbrido havia alcançado 110 sc/ha com quantidade de chuva inferior à registrada nesta safra.

Ademar Tacca, da Fazenda Capão Razo, em Abelardo Luz (SC), também alcançou uma produtividade de 246,41 scs/ha, diante das 190 sc/ha alcançadas nos últimos anos. Ele plantou o DKB 240 YG com 78.100 plantas por hectare.

Fidêncio Fabio Fabris, da Fazenda Sementes Fabris, de Seberi (RS), que plantou mil hectares de milho nesta safra, alcançou 340,89 scs/ha com a área destinada ao DKB 240 YG, com 80.200 plantas por hectare, e média de sua propriedade fechou em 200 sc/ha.

O também premiado Renato Zaika Jr., da Fazenda Mejupa, em Ponta Grossa (PR), colheu 306,7 scs/ha com o DKB 240 YG. A população de plantas com o híbrido foi de 75.000 e a produtividade média dos últimos anos, de 190 sc/ha.

Sobre o concurso

O Concurso de Produtividade da Dekalb foi criado em 2006, inicialmente com o plantio de qualquer híbrido da marca e, desde então, já premiou mais de 60 produtores. Voltado aos agricultores do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Paraná, o concurso reconheceu, nesta edição, que contou com a participação de mais de 500 produtores, os que alcançaram os melhores resultados de produtividade com o DKB 240 YG. Os colocados em segundo e terceiro lugares receberam troféus e sacos de sementes do DKB 240 YG, enquanto os primeiros colocados ganharam uma viagem aos Estados Unidos.

Pioneirismo e inovação

Fundada em 1912 na cidade de Dekalb, nos Estados Unidos, a Dekalb é uma marca global, encontrada, além do Brasil, em países como Índia, Indonésia, Japão, China, Coreia, França, Alemanha, Itália, África do Sul, Argentina, México e Canadá.

Primeira marca a lançar, no mundo, um híbrido geneticamente modificado, o milho Roundup Ready, em 1998, a Dekalb investe mais de US$ 1 bilhão por ano em pesquisa e desenvolvimento. No Brasil, também foi a primeira marca de sementes de milho a comercializar um híbrido geneticamente modificado, o milho YieldGard, em 2008, estando sempre à frente de seus concorrentes.

Marca da inovação, oferece resultados desafiadores para os agricultores que desejam ser líderes, trazendo o melhor em termos de produtividade, alta performance e liderança tecnológica.






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/22442/visualizar/