Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
PECUÁRIA
Sexta - 03 de Setembro de 2010 às 14:22
Por: JOÃO BOSQUO

    Imprimir


Edson Rodrigues/Secom-MT
Entrega de veículos do Indea
Entrega de veículos do Indea
O Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT), junto com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), por meio de convênio assinado em 2009, entregaram 60 novos veículos para a manutenção do sistema unificado de atenção à saúde animal no Estado de Mato Grosso. No dia 15 de setembro tem início os trabalhos de sorologia, por determinação do MAPA, em todo território mato-grossense e deve terminar em outubro, pois em novembro Mato Grosso inicia a campanha de vacinação contra a febre aftosa.

“O mundo, a cada dia que passa, aumenta a demanda por esse tipo de alimento, que a proteína animal. E Mato Grosso a cada dia melhora a qualidade e a produtividade. E os senhores, médicos e técnicos veterinários, tem um compromisso com essa melhora”, disse Jilson Francisco da Silva, secretário de Estado de Desenvolvimento Rural (Seder), durante a solenidade de entrega dos veículos.

Ao equipar e estruturar os escritórios de defesa do Indea-MT, segundo o secretário, demonstra a seriedade do governo do Estado em garantir a qualidade da carne produzida no estado. Essa carne de qualidade não é só para o mercado externo como também aos mato-grossenses.

O presidente do Indea-MT, Valney Souza Corrêa, disse que está é a última aquisição de veículos dentro do convênio assinado com o MAPA, em 2009. Sendo investidos até agora R$ 5.062 milhões, de um total de R$ 7,135 milhões; o saldo será para aquisição de materiais permanentes que serão adquiridos até dezembro deste ano.

O superintendente Federal de Agricultura do MAPA, Chico Costa, disse que os novos veículos chegam nesse momento para atender essa demanda – sorologia – e o da vacinação contra a febre aftosa. “O trabalho que Mato Grosso desenvolve é muito bom. Estamos a 15 anos sem febre aftosa. Esse é um trabalho incansável que não pode haver interrupção ”, enfatiza.

Segundo a diretora Técnica do Indea-MT, Maria Auxiliadora Pereira Rocha Diniz, o trabalho que inicia na próxima semana (quarta-feira, 15) tem dois objetivos. O primeiro é atender a determinação do MAPA, de realizar a sorologia, por meio de coleta amostra de sangue em mais de 8 mil cabeças de gado, para verificar a existência de atividade viral (vírus circulante) no rebanho bovino de Mato Grosso, atualmente estimado em 28 milhões de cabeças. A sorologia é uma amostra estatística, conforme as exigências do mercado europeu. O segundo é de verificar a eficácia da vacina aplicada em Mato Grosso. Esse trabalho tem que terminar antes do início da vacinação em novembro.

Foram transferidos para as diversas regionais do Indea 46 carros modelo Uno, 13 caminhonetes S10 e uma Ducato, totalizando 60 novos veículos. A solenidade de entrega dos carros aconteceu nesta sexta-feira (03.09), na Praça das Bandeiras, em Cuiabá. Estiveram presentes os veterinários, técnicos e chefes de regionais que receberam as chaves dos veículos. Eles estavam em Cuiabá desde o início da semana participando do curso de treinamento preparatório para realização da sorologia.





Fonte: Secom-MT

URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/22507/visualizar/