Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
ECONOMIA
Quarta - 01 de Setembro de 2010 às 13:37
Por: ELIANA BESS

    Imprimir


Lenine Martins/Secom-MT
Reunião do Condel/FCO
Reunião do Condel/FCO
O Conselho Deliberativo (Condel) é formado por representantes de diversos Ministérios e Estados que formam a Região Centro-Oeste, mais o Distrito Federal. O objetivo é discutir as propostas apresentadas por cada Estado. A 56ª Reunião realizada em Cuiabá, na terça-feira (31.08) foi avaliada como uma das mais produtivas. “O Conselho nunca foi tão democrático, com ampla discussão. Todos os representantes se manifestaram”, resumiu o presidente da sessão Carlos Henrique Menezes, designado pelo Ministério da Integração Nacional.

A pauta de trabalho do Condel girou em torno das propostas discutidas por grupos de trabalhos (eles se reúnem em datas anteriores) e passam pelo Condel com o objetivo de serem aprovadas ou não. Tudo depende da legitimidade legal ou sofre algumas adequações antes disso.

Algumas situações desencadeiam a manifestação de todos os conselheiros, como o caso de uma propositura apresentada pelo Governo do Estado de Mato Grosso, por meio do conselheiro suplente Jilson Francisco de Oliveira, que é secretário de Estado de Desenvolvimento Rural (Seder), durante a 56ª Reunião do Condel.

Após uma breve explanação sobre a situação dos pequenos e médios produtores no Estado, que adquiriram financiamento do FCO, foi solicitada a prorrogação das parcelas que estão vencendo em 2010. Eles estão com dificuldades de pagamento em virtude do reflexo das crises 2004 e 2005 que atingiram países que exportam. “Mato Grosso tem particularidades em relação aos demais Estados. Está distante de regiões portuárias, por exemplo, e onera o custo do transporte, impactando na renda do produtor”, defendeu o conselheiro.

O Banco do Brasil, representado pelo conselheiro Delano Valentim de Andrade, antecipou a resposta dizendo que o “Banco tem instrumentos suficientes para analisar caso a caso, mas que não tem como prorrogar todos os financiamentos.

Foi decidido que Mato Grosso apresente os números em relação à proposta para que seja feito um encaminhamento junto ao Conselho Monetário, ser for o caso.

Participaram da 56ª do Condel e 17ª do FCO representantes do Ministério da Integração Nacional, idealizador do evento e dos Ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; do Desenvolvimento Agrário; do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior; da Fazenda; do Meio Ambiente; do Planejamento, Orçamento e Gestão; do Turismo; da Pesca e Aquicultura; dos Governos do Distrito Federal; do Estado de Goiás; do Estado de Mato Grosso; do Estado de Mato Grosso; do Estado de Mato Grosso do Sul; do Banco do Brasil S/A e Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio/DF).






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/22533/visualizar/