Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
QUEIMADAS
Terça - 24 de Agosto de 2010 às 11:32
Por: ENEÍDES MARTINS

    Imprimir


As queimadas urbanas que acontecem em Cuiabá e Várzea Grande são atendidas diariamente pelo Corpo de Bombeiros com a utilização de sete viaturas que normalmente são utilizadas para o incêndio em instalações prediais. Três caminhões pipas atendem a área metropolitana de Cuiabá, e mais um caminhão com capacidade para 30 mil litros d’água realiza o abastecimento de duas aeronaves no aeroporto, no Distrito Industrial.

Foi necessário colocar duas aeronaves para o combate na capital devido ao aumento das queimadas no entorno de Cuiabá. Uma aeronave com capacidade para 1,5 e outra com 3 mil litros atuam durante o dia nas queimadas. Trinta bombeiros e seis brigadistas da prefeitura cuiabana compõem as viaturas de atendimento.

No ano passado os bombeiros atenderam cerca de cem ocorrências de queimadas no mês de julho, neste ano, no mesmo período a quantidade triplicou. No mês de agosto já foram debelados 280 focos.

O chefe do Comando Regional da Capital, tenente-coronel João Rainho, disse que todas as viaturas da área metropolitana estão empenhadas no combate aos incêndios. “Colocamos todas as viaturas para fazer frente a uma grande demanda que surgiu nos últimos dias. Em casos de incêndios em edificações fazemos o revezamento entre as viaturas para não deixar a ocorrência com atraso ou falta de atendimento”, explica.

Na segunda-feira (23.08), um grande incêndio foi combatido e debelado com o uso de aeronaves, cerca de quatro quilômetros após o Trevo do Lagarto, sentido à Cáceres. Aeronaves também atuaram em um grande foco nas proximidades e na Serra de São Vicente e no Centro de Instrução do Exército Brasileiro, no Coxipó do Ouro.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/22621/visualizar/