Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
ELEIÇÕES 2010
Segunda - 23 de Agosto de 2010 às 09:47

    Imprimir


O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso realizará nesta terça-feira, 24 de agosto, às 17 horas, reunião com partidos políticos e entes da sociedade organizada interessados em acompanhar o procedimento de auditoria em urnas eletrônicas.

Na apresentação do procedimento, conhecido como votação paralela, além de repassar maiores detalhes sobre a auditoria, o juiz presidente da comissão de auditoria nas urnas eletrônicas, Lídio Modesto Filho, fará o credenciamento das pessoas interessadas em participar do processo de validação dos sistemas de voto eletrônico instalados nas urnas brasileiras.

A votação paralela consiste no sorteio de três urnas eletrônicas, sendo uma entre aquelas preparadas para utilização nas seções eleitorais da capital, outra que seria utilizada no interior do Estado e a terceira urna será sorteada entre os equipamentos que serão utilizados para votação dos eleitores em trânsito. O sorteio acontece no sábado anterior às eleições, ou seja, no dia 2 de outubro.

Em um ambiente preparado exclusivamente para auditoria, as urnas serão instaladas e iniciadas em conformidade com o procedimento oficial das eleições. Sob as lentes de câmeras, as urnas receberão os votos de alunos, que previamente cadastraram suas intenções em cédulas de votação.

Após lançados os votos eletrônicos, a comissão de auditoria compara o resultado apurado pelo sistema eletrônico com os números obtidos através da votação em cédulas de papel. "A votação paralela é o procedimento que encerra todas as dúvidas sobre a votação eletrônica, além de ser útil para aqueles que não dominam os conhecimentos técnicos de informática necessários para validar um programa de computador", declarou a secretária da comissão, Rosely Sabóia.

A reunião e o procedimento de auditoria, abertos a qualquer cidadão interessado, serão realizados no edifício sede do TRE de Mato Grosso, na Av. Rubens de Mendonça.






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/22629/visualizar/