Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
POLÍTICA
Sexta - 20 de Agosto de 2010 às 12:05
Por: Margareth Botelho A GAZETA

    Imprimir


Ex-governador Blairo Maggi (PR), que renunciou ao cargo para disputar uma das 2 vagas ao Senado, é o franco favorito dos eleitores de Várzea Grande. Ele avança a 71% das intenções de voto estimulado, seguido pelo ex-senador Antero Paes de Barros (PSDB), que obteve 35% da preferência da população. Os percentuais são os mais altos alcançados pelos candidatos nas amostragens já divulgadas pelo Gazeta Dados. Na primeira rodada estadual, Maggi teve 66% e Antero 29%. Na sondagem eleitoral de Cuiabá, o republicano atingiu 64% e o tucano 31%.

Na Cidade Industrial, o 3º colocado é o petista Carlos Abicalil com 22%. Cinco pontos percentuais de distância está o pedetista Pedro Taques, com 17% das indicações. O Procurador Mauro (PSOL) chega a 6%. Ele enfrenta o pleito sem coligação. Jorge Yanai (DEM) registra apenas 1% e é segundo nome na coligação de Antero Paes de Barros. Naildo Lopes (PV), com 2%, também participa de uma aliança dividindo chapa com o ex-procurador da República Pedro Taques.

Para chegar aos números apresentados, o Instituto Gazeta Dados, que realiza pesquisa para divulgação exclusiva nas empresas do Grupo Gazeta de Comunicação, entrevistou 400 pessoas. Com uma margem de erro de 4%, variável para mais ou para menos, e utilizando a técnica Survey de aplicação de questionários, é possível alcançar resultados representativos da população do município, o segundo colégio eleitoral do Estado. No TRE/MT, a pesquisa foi registrado sob o número 28573/2010.

Os 2 votos

Em Várzea Grande, os entrevistadores do Gazeta Dados percorreram 42 bairros, separados em 4 regiões. Também no município, o instituto checou as opções de 1º e 2º votos para o Senado. Na amostragem estimulada, Blairo Maggi teria 59% da votação na primeira opção e 12%, como segundo nome. Antero inverte com 14% das indicações para o 1º voto e, 21%, ao 2º. Abicalil vive a mesma situação, obtendo 6% e 16%, respectivamente. Taques segue igual tendência com 6% e 11%. Procurador Mauro teria 1% e 5%. Yanai não pontua como 1º voto, mas teria 1% no 2º voto. Naildo Lopes tem 0% e 2% no 2º voto.

Para a primeira vaga ao Senado, brancos e nulos reúnem 4% e o total de indecisos vai a 10%. Quando se trata da segunda vaga, os indecisos praticamente dobram com 22%, assim como os brancos e nulos, que chegam a 10%.

Na busca por uma das vagas ao Senado, os candidatos Blairo Maggi (PR) e Carlos Abicalil (PT) estão na coligação Mato Grosso em Primeiro Lugar - 1 com o PRB, PP, PT, PMDB, PTN, PSC, PR, PHS, PTC, PRP, PCdoB. Antero Paes de Barros (PSDB) e Jorge Yanai (DEM) compõem a aliança Senador Jonas Pinheiro com o PTB, PSL, DEM, PSDC, PRTB, PSDB. Pedro Taques (PDT) e Naildo Lopes (PV) emprestam nomes à coligação Mato Grosso Pra Você com o PDT, PPS, PSB, PV. O Procurador Mauro corre sozinho pelo PSOL.

Rejeição

Antero Paes de Barros é rejeitado por 21% dos entrevistados pelo Gazeta Dados, seguido por Carlos Abicalil com 13%. Pedro Taques tem 10%, enquanto Blairo Maggi ficou com 7%. Jorge Yanai e Naildo Lopes empatam em 5%. O Procurador Mauro possui o menor percentual, com 4%. Quando o questionamento é rejeição, o total de indecisos pula a 22%. Brancos e nulos somam 13%.

Mais pesquisas

Além de novas rodadas eleitorais no decorrer da campanha, o Gazeta Dados se prepara para divulgar na edição deste sábado a lista dos candidatos à Câmara Federal e Assembleia Legislativa mais lembrados pelos 168.258 mil cadastrados pela Justiça Eleitoral de Várzea Grande. Vale lembrar que as pesquisas sobre a preferência de nomes a deputados federais e estaduais são feitas através da indicação espontânea que, embora possa apresentar grandes mudanças em relação ao resultado final, aponta o que se chama de voto consolidado. O eleitor diz em quem votará em outubro, sem qualquer tipo de intervenção dos entrevistadores.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/22652/visualizar/