Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
POLÍTICA
Sexta - 20 de Agosto de 2010 às 11:30
Por: A GAZETA

    Imprimir


Mauro Mendes e Wilson Santos aparecem empatados na pesquisa estimulada
 

Margareth Botelho
Diretora de Redação

Silval Barbosa (PMDB), que disputa a reeleição ao governo de Mato Grosso, surge como o nome favorito no município de Várzea Grande, onde venceria facilmente o pleito de outubro. Pesquisa Gazeta Dados mostra o candidato com 36% das intenções de voto estimulado, quando ao entrevistado é apresentada uma lista com os nomes de todos os concorrentes. Distante 14 pontos percentuais está Mauro Mendes (PSB), que obteve 22% das indicações do eleitorado. Encostado no empresário vem o ex-prefeito de Cuiabá, Wilson Santos (PSDB) com 21%. Marcos Magno (PSOL) é o "lanterninha" da pesquisa com apenas 1%.

Dos 168.258 mil eleitores aptos a comparecerem às urnas nesse ano na chamada "Cidade Industrial", 3% declararam que votarão em branco ou nulo. Dezessete por cento mostram-se ainda indecisos sobre a escolha de quem deve governar Mato Grosso pelos próximos 4 anos. A amostragem em Várzea Grande foi realizada nos dias 14,15 e 16 de agosto, ouvindo 400 pessoas, número considerado capaz de gerar resultados representativos da população local.

Sob o registro 28573/2010 feito no Tribunal Regional Eleitoral do Estado (TRE/MT), o Gazeta Dados trabalha com margem de erro de 4%, oscilando a maior ou a menor. Pesquisadores estiveram em 42 bairros do municípios, divididos em 4 regiões. Tradicional nas sondagens eleitorais do instituto, novamente foi utilizada a técnica Survey na aplicação dos questionários, que gera um intervalo de confiança de 95%.

Espontânea

No voto espontâneo, o quadro eleitoral praticamente se repete. O peemedebista chega a 25% da preferência, 13 pontos percentuais de vantagem em relação ao socialista, que obteve 12% das indicações. Da mesma forma como na pesquisa estimulada, o tucano encosta no 2º colocado, com 10% da votação. Nesta simulação o candidato do PSOL não pontua.

Na amostragem espontânea, o eleitor questionado sobre em quem votaria não tem acesso a nenhuma listagem de candidatos. Para Várzea Grande, neste levantamento o percentual de indecisos salta a 34%, enquanto brancos e nulos atingem 19%.

Dos 3 nomes citados na pesquisa, Silval, que é o primeiro colocado, não possui uma forte atuação política no município, diferente de Mauro e Wilson, cujas bases eleitorais envolvem a conhecida Grande Cuiabá, formada pela Cidade Industrial. Mais recentemente, após ocupar a vice-governadoria e atualmente o cargo de governador do Estado, Silval vem percorrendo o município e conhecendo as dificuldades da população, daquela que é a 2ª maior cidade de Mato Grosso.

RejeiçãoA exemplo da Capital, onde se elegeu prefeito por 2 mandatos, Wilson Santos dispara no índice de rejeição com 36% em Várzea Grande. O 2º lugar foi atribuído a Marcos Magno com 18%, ou seja, uma distância de 18 pontos percentuais. Mauro Mendes aparece em 3ª colocação, com 12%. Silval Barbosa, com 10% dos votos, possui a menor rejeição. Onze por cento dos entrevistados preferiram não responder a pergunta e 13% se mantiveram indecisos.

Das 400 pessoas ouvidas pelo Gazeta Dados, 49% são homens e, 51%, mulheres. A maioria delas - 62% - se declara analfabeto ou conclui o ensino fundamental. Enquanto 30% afirma ter frequentado a escola até o ensino médio, 8% afirmam ter grau universitário. Entre todos os entrevistados, 31% estão acima de 45 anos e, 27%, entre 25 e 34 anos.

Sessenta e quatro por cento garantiram praticar o catolicismo, 30% são evangélicos e 5% não têm religião. Sobre a renda familiar, 79% afirmam receber até 5 salários mínimos; 15% entre 5 e 10 SMs e só 6% possuem vencimentos que superam 10 SMs.

Segundo turnoAvaliando a possibilidade da eleição ao governo ser decidida em segundo turno, o Gazeta Dados fez as simulações entre os principais candidatos. Silval Barbosa mantém a condição de favorito nos confrontos. Quando é colocado na disputa com Wilson Santos, o peemedebista alcança 49% das intenções de voto em Várzea Grande, 17 pontos percentuais sobre o tucano, que ficou com 32%. Brancos e nulos somam 8% e o total de indecisos chega a 11%.

Entre Silval e Mauro, a vantagem reduz a 8 pontos percentuais, mas o candidato à reeleição sairia vencedor com 41% da votação contra 37% atribuídos ao empresário. Catorze por cento, nesta situação, demonstraram indecisão. Brancos e nulos totalizam 8%.

Com Mauro e Wilson colocados num suposto segundo turno, sairia como vitorioso o socialista, com 46% das intenções de voto, enquanto o tucano ficaria com 35%, uma vantagem de 11 pontos percentuais. Indecisos chegam a 11% e brancos e nulos repetem 8% do confronto anterior.

Na corrida pelo comando de Mato Grosso, Silval Barbosa (PMDB) concorre pela coligação Mato Grosso em Primeiro Lugar, que reúne as siglas PRB, PP, PT, PMDB, PTN, PSC, PR, PHS, PTC, PRP e PCdoB. Mauro Mendes (PSB) faz parte da aliança Mato Grosso Melhor Pra Você, com o apoio do PDT, PPS, PSB e PV. Wilson Santos (PSDB) comanda a chapa majoritária da coligação Senador Jonas Pinheiro, que tem o PTB, PSL, DEM, PSDC, PRTB e PSDB.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/22654/visualizar/