Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
EDUCAÇÃO
Terça - 17 de Agosto de 2010 às 10:23

    Imprimir


Entre 25 de agosto e 11 de dezembro serão realizados, na Universidade Federal de Mato Grosso, 12 cursos, do projeto de extensão Etno-Fitos, coordenado pelo professor de Farmacologia Domingos Tabajara de Oliveira Martins. Os cursos serão no auditório da Faculdade de Ciências Médicas (FCM), CCBS I. As inscrições vão até 23 de agosto e podem ser feitas na sala 103 do Departamento de Ciências Básicas em Saúde da FCM. Cada curso oferece 40 vagas e tem a carga horária de 24 horas.

Os cursos oferecidos são: Obtenção, preparo e identificação botânica de plantas medicinais; Cultivo e produção de mudas de plantas medicinais; Referenciamento da matéria-prima vegetal; Selo verde: controle de qualidade farmacognóstico de plantas medicinais e matéria-prima vegetal; Introdução aos métodos na pesquisa etnobotânica; Preparo de extratos e extração de óleos essenciais de plantas medicinais; Controle de qualidade farmacotécnica; Educação ambiental em plantas medicinais; Pós-colheita e comercialização das plantas medicinais; Critérios de qualidade e segurança na preparação e utilização de remédios caseiros com plantas medicinais; Importância e implantação da farmácia viva no SUS; Prescrição de plantas medicinais e fitoterápicos.

Os Projetos baseiam-se nas Políticas de Práticas Integrativas e Complementares no SUS, na Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos e no Programa Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos.

O objetivo é capacitar pessoas para a Rede de Desenvolvimento sustentável de Plantas Medicinais, treinar estudantes em trabalho integrado e interdisciplinar e implantar duas Farmácias Vivas em Cuiabá-MT, utilizando resultados de pesquisa etnofarmacobotânica a ser realizada em Cuiabá. Espera-se principalmente com esse projeto, iniciarmos um processo em fase de piloto, que culmine com a produção e prescrição de plantas medicinais e fitoterápicos em duas Unidades Básicas de Saúde de Cuiabá.

 






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/22697/visualizar/