Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
DESENVOLVIMENTO
Segunda - 16 de Agosto de 2010 às 10:48
Por: JOÃO BOSQUO

    Imprimir


Ednilson Aguiar
Programação sobre “Desenvolvimento da cadeia produtiva do Pirarucu e Tartarugas” acontece em dois municípios
Programação sobre “Desenvolvimento da cadeia produtiva do Pirarucu e Tartarugas” acontece em dois municípios

O Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria-extraordinária de Projetos Estratégicos/MT Regional, conjuntamente com as secretarias de Estado de Meio Ambiente (Sema) e de Desenvolvimento Rural (Seder), realiza nesta quarta-feira (18.08), o lançamento da 3ª Operação SOS Pirarucu e do Programa Criar N’água no município de Luciara (1.166 km a Nordeste de Cuiabá).

A operação e o programa têm como parceiros o Banco do Brasil, Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) e o Ibama, além dos Consórcios Intermunicipais do Araguaia e Norte Araguaia.  O secretário de Projetos Estratégicos, Renaldo Loffi, informa que os dois eventos têm como objetivos fins o desenvolvimento da Cadeia Produtiva da Piscicultura e a preservação da espécie pirarucu e das tartarugas do Araguaia.

A programação sobre “Desenvolvimento da cadeia produtiva do Pirarucu e Tartarugas” acontece em dois municípios: Luciara, no dia 18 e São Félix do Araguaia (1.200 km de Cuiabá), dia 19, quinta-feira. Nos dois dias, começa com a apresentação da Coordenação do SOS Pirarucu e dos parceiros envolvidos; em seguida a palestra “Criação de Tartarugas”, que será proferida pelo biólogo Francisco de Assis, do MT Regional.

No período da tarde, a programação prevê a palestra “Criação do Pirarucu”, com Jenner Tavares Menezes, do MPA; em seguida o Ibama aborda o assunto “Criação de manejo de quelônios (tartarugas) no Brasil, e o técnico Gaspar Saturnino Rocha, do Ibama de Canarana, fala do “manejo de quelônio no Rio das Mortes”. A programação encerra com o assunto “licenciamento ambiental”, proferida por técnicos da Sema e licenciamento do aquicultor, junto ao MPA.

O projeto de Criação de Pirarucu em cativeiro, com fins comerciais, começa no dia 20. O produtor interessado em participar do projeto terá apoio do MT Regional e dos Consórcios Intermunicipais do Araguaia e Norte Araguaia que vão disponibilizar uma máquina para abertura de novos tanques.

Já o projeto para manejo e repovoamento da Tartaruga da Amazônia (Podocnemias expansa), na Região do Araguaia, desenvolvido pelo Ibama, irá no período de setembro e novembro realizar coleta de ovos, vigilância permanente, monitoramento dos filhotes e soltura. Num segundo momento vai se desenvolver exploração comercial.





Fonte: Secom-MT

URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/22715/visualizar/