Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
QUEIMADAS
Segunda - 09 de Agosto de 2010 às 17:56

    Imprimir


Com o objetivo de sensibilizar e orientar a população sobre as causas e consequências das queimadas urbanas, o Ministério Público Estadual promoverá entre os dias 11 a 19 de agosto várias audiências públicas nos bairros de Cuiabá. Os trabalhos serão conduzidos pelas promotorias de Justiça de Defesa do Meio Ambiente Natural e de Defesa da Cidadania da capital.

A primeira audiência acontecerá nesta quarta-feira (11/08), às 18h30, no antigo centro comunitário do Bairro Santa Helena, na rua Juscelino Kubistschek, nº 499. Na quinta-feira (12/08), às 18h30, a mesma discussão será promovida no Centro Comunitário do bairro Planalto, próximo a Drogaria América, na rua Neblina, s/n.

Vamos começar pelos bairros Santa Helena e Planalto, mas na semana seguinte daremos continuidade aos trabalhos em outras regiões da capital. O objetivo da audiência é orientar a população sobre os riscos das queimadas à saúde e ao meio ambiente. Também serão feitos esclarecimentos sobre as responsabilidades penal, civil e administrativa daqueles que provocam queimadas”, ressaltou a promotora de Justiça Ana Luíza Ávila Peterlini de Souza, que atua na defesa do Meio Ambiente Natural.

De acordo com a programação do MP, na próxima terça-feira (17/08), às 18h30, a audiência acontecerá na sede da União Coxipoense das Associações de Moradores de Bairros (Ucam), na rua Pau Brasil, 23, ao lado dos correios, no bairro Coxipó da Ponte. Na quinta-feira (19/08) a audiência será realizada, às 18h30,no centro comunitário do bairro CPA II, ao lado da Escola Benedito de Carvalho.

CONSEQUÊNCIAS: Os incêndios liberam centenas de gases tóxicos na atmosfera. Entre eles, está o monóxido de carbono, um dos mais nocivos à saúde humana e à camada de ozônio. Com os incêndios, aumentam os casos de conjuntivite, problemas cardíacos, infecções no sistema respiratório, asma e bronquite. O câncer e os problemas neurológicos também tendem-se a agravar. “A estrutura do SUS - Sistema Único de Saúde já é considerada precária. Com o período de estiagem, os postos de saúde e as policlínicas ficam lotadas, prejudicando ainda mais o atendimento”, destaca o promotor de Justiça Alexandre de Matos Guedes.

PROGRAMAÇÃO:

- 11 de agosto de 2010 (Quarta-feira), às 18:30 horas, no antigo Centro Comunitário do Bairro Santa Helena, na Rua Juscelino Kubitschek, nº 499, Bairro Santa Helena;

- 12 de agosto de 2010 (Quinta-feira), às 18:30 horas, no Centro Comunitário do Planalto próximo a Drogaria América na Rua Neblina, s/ nº;

- 17 de agosto de 2010 (Terça-feira), às 18:30 horas, na UCAM (associação de moradores), Rua Pau Brasil, nº 23, ao lado dos Correios, Bairro Coxipó da Ponte;

- 19 de agosto de 2010 (Quinta-feira), às 18:30 horas, na Rua Acri, s/nº Centro Comunitário do Bairro CPA II, ao lado da Escola Benedito de Carvalho.
 





Fonte: MPE

URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/22776/visualizar/