Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
SISTEMA PRISIONAL
Sexta - 06 de Agosto de 2010 às 11:05
Por: LUZIA ARAÚJO

    Imprimir


A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e a Fundação Nova Chance (Funac) já se preparam para realizar a 4ª Semana Estadual a Ressocialização. Na tarde desta quinta-feira (06.08) a comissão organizadora da Semana se reuniu para definir os últimos detalhes do evento, que este ano tem como tema “Sensibilizar para ressocializar”. O evento será realizado nos dias 23 a 27 de agosto. Cadeias e penitenciárias realizarão uma programação especial para que os reeducandos, servidores e familiares possam lembrar a data, além de discutir sobre o tema.

Em Cuiabá, nos dias 26 e 27 de agosto, a semana será realizada no Hotel Mato Grosso Palace, com um Seminário. Nos dois dias especialistas e instituições ligadas às ações de ressocialização estarão discutindo a importância da atividade dentro das unidades prisionais. “O encontro servirá para que possamos envolver cada vez mais a sociedade nessa grande tarefa que é sensibilizá-los para atuarem diretamente no processo de ressocialização no Estado de Mato Grosso”, explicou a presidente da comissão organizadora do evento, Regina Lucia Borges Araújo.

Nesta edição a Semana de Ressocialização, tem como público alvo os servidores públicos, estudantes, organizações sociais e empresas privadas. “A nossa intenção é mobilizar estas pessoas para estarem engajadas conosco, para que as unidades prisionais sejam realmente um lugar de ressocialização, de reinserção social e um local onde os reeducandos possam contar com igrejas, trabalhando as questões religiosas, com a Secretaria Estadual de Educação para que possam trabalhar a educação, com a Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia, para trabalhar na área de especialização e com os demais órgãos que possam atuar diretamente com os reeducandos, garantindo novas oportunidades para reinserção na sociedade” finalizou Regina.

A Secretaria Estadual de Educação (Seduc) e a Escola do Governo são parceiros na realização da 4ª Semana Estadual de Ressocialização.

LEI

A Ressocialização é lembrada no dia 26 de agosto, segundo a Lei nº 8.705, de 24 de agosto de 2007, publicada no Diário Oficial. A criação do Dia Estadual da Ressocialização, tem por objetivo estimular e promover discussões, reflexões e ações que levem às mudanças de atitudes e a reconstrução da cidadania dos reeducandos, combatendo a discriminação.

A escolha do dia 26 de agosto como o Dia Estadual da Ressocialização é uma homenagem a Madre Teresa de Calcutá (data do seu nascimento). Considerada a missionária do século XX, tinha como algumas de suas prioridades ajudar aos “mais pobres entre os pobres”, aos leprosos, portadores de doenças sexualmente transmissíveis (SIDA), mulheres abandonadas, discriminados, entre outros.






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/22802/visualizar/