Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
EMPREGO
Quarta - 04 de Agosto de 2010 às 13:32
Por: Betell Fontes

    Imprimir


O algodão amadureceu rápido devido a estiagem
O algodão amadureceu rápido devido a estiagem

O deputado federal Valtenir Pereira e o diretor executivo da AMPA (Associação Matogrossense dos produtores de algodão) Décio Tocantins procuraram, no ultimo dia 02, a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego para buscar uma orientação do superintendente Valdiney Arruda em relação o aumento de turnos para a colheita do algodão.

Este ano, o algodão amadureceu rápido devido a estiagem e para não haver perca na safra, os produtores ampliaram os turnos da colheita. De acordo com o superintendente da AMPA, Décio Tocantins, o grande problema é a falta de mão de obra qualificada, já que necessita de pessoal treinado e habilitado.

Porém não há mais tempo para contratar pessoas qualificadas e ampliar os turnos de trabalho. A solução encontrada pelos produtores, a princípio, é de aumentar as horas extras, fazendo o trabalho em vários turnos: “O algodão que amadurecia em dois meses, este ano, amadureceu em vinte dias, isto aconteceu devido às chuvas terem ido embora mais cedo e a vinda do calor mais intenso, ocasionando a estiagem. Por isso, é preciso ampliar o processo de colheita do algodão para não perder a safra. A idéia é buscar o amparo do Ministério do Trabalho e Emprego para que os produtores possam ampliar os turnos de trabalho e que não ocorra nenhuma ofensa a legislação. ” - explica Valtenir.






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/22824/visualizar/