Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
ECONOMIA
Quarta - 28 de Julho de 2010 às 16:28

    Imprimir


O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) lança nesta quinta-feira (29), às 10h30, em São Paulo, o indicador Sensor Econômico nº 3 Ano 2010, com números do terceiro bimestre deste ano.

As expectativas do setor produtivo quanto ao ano de 2010 apresentam dados positivos em quase todos os componentes do indicador, como crescimento do PIB, número de empregos gerados, comércio exterior e variação de investimento.

Taxa de juros e câmbio também oscilaram. O indicador Sensor Econômico será apresentado pelo diretor de Estudos e Políticas Macroeconômicas do Ipea, João Sicsú.

O indicador

O Sensor Econômico expressa perspectivas dos principais indicadores macroeconômicos para o ano, conforme previsões ou projeções feitas por um grupo seleto de entidades associativas do setor produtivo. Em sua maioria, o grupo é composto de associações, câmaras, sindicatos, federações e confederações que se caracterizam como de indústria, de comércio e serviços, ou de agropecuária.

Os membros ou filiados a uma entidade podem ser empresas, mas a própria entidade não tem finalidade empresarial. Muitas vezes os filiados são entidades associativas em outro nível de organização, formando hierarquia de entidades onde empresas aparecem como membros somente na entidade da base. O grupo de participantes da pesquisa inclui também entidades representativas de trabalhadores e uns poucos institutos ou centros de estudos de caráter setorial.

 






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/22889/visualizar/