Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
DESENVOLVIMENTO
Segunda - 26 de Julho de 2010 às 12:58
Por: Larissa Andrade

    Imprimir


Presidente e fundador do grupo, Paolo Vitelli
Presidente e fundador do grupo, Paolo Vitelli

Mais de 70 convidados entre autoridades, imprensa e empresários estiveram na última quinta-feira (22) no Hotel Unique  - capital paulista - para participar da conferência e coquetel de lançamento do novo pólo náutico do grupo italiano Azimut-Benetti no Brasil, o maior e mais respeitado na fabricação de megaiates de luxo do mundo.

O local sede do projeto Azimut-Benetti, de 200 mil metros quadrados, será na cidade de Itajaí, SC, - importante pólo portuário e econômico do país – e foi oficialmente divulgado pelo presidente e fundador do grupo, Paolo Vitelli (que veio da Itália especialmente para o evento), e pelo CEO da Azimut no Brasil, Luca Morando.

Estamos orgulhosos em realizar uma operação em uma área tão importante que, graças às suas características específicas, à vocação náutica, à qualidade da mão de obra de trabalho e à segurança, se adequou perfeitamente ao desenvolvimento do nosso projeto”, explicou Vitelli. O presidente reforçou ainda: “apesar de estar localizado em Itajaí, nossas operações não são apenas para Santa Catarina, mas para todo o Brasil”.

Além da instalação da fábrica, que engloba todos os produtos e serviços legítimos da marca Azimut-Benetti, Vitelli divulgou que a proposta da companhia é transformar a área no Brasil em um grande pólo náutico. Segundo ele, a finalidade é não somente garantir a produção de embarcações de alta qualidade, mas também de oferecer serviços sofisticados e diferenciados como valores adicionais a exemplo de modernas instalações do grupo existentes em outros países. O presidente já anunciou o interesse em instalar uma Marina no Brasil para que seus clientes possam desfrutar também de uma equipada e luxuosa estrutura turística e de completos serviços de apoio.

No mês de abril do ano passado, a Azimut assinou um acordo de parceria com a empresa YachtBrasil (revendedora) que conta com uma rede de 18 pontos de vendas altamente estruturada e capacitada e com lojas nas diversas áreas do território brasileiro.

Nasce a Azimut do Brasil

O local da construção brasileira está sendo instalado no endereço: Rua Reinaldo Schmithausen, 663, Itajaí, SC. Já no dia 1º de agosto, nos primeiros 10.000 metros quadrados , começam a ser fabricados os megaiates modelos Azimut 43 e Azimut 58 que estarão prontos para o primeiro semestre de 2011. A estimativa de término das instalações na área total de 200.000 metros quadrados será ao longo do próximo ano.

“A produção estimada em Itajaí será de 100 iates por ano, oferecendo aos clientes brasileiros uma ampla e completa gama de opções: 6 modelos diferentes: 4 abaixo de 80 pés e 2 entre 80 a 100 pés ”, explicou o CEO da Azimut no Brasil, Luca Morando.

O valor total da operação, distribuídos ao longo dos próximos cinco anos, está estimado em 80 milhões de euros (R$ 200 milhões).

A escolha pelo Brasil

Durante a apresentação realizada na conferência, Paolo Vitelli, destacou que a Azimut-Benetti já tem uma excelente reputação no Brasil nos últimos 15 anos. “O Brasil e o estado de Santa Catarina souberam aproveitar a oportunidade única em investir no que é hoje um dos mercados mais promissores para o setor”, informou.

Em relação às características do mercado marítimo brasileiro, segundo Paolo Vitelli, são especialmente adequadas para a filosofia Azimut. “O cliente brasileiro adora ir à praia, é refinado, mas, ao mesmo tempo, espera um alto padrão de serviços de apoio. A marca Azimut reúne todas essas expectativas e isso se tornou um ícone no mundo desportivo Made in Italy”, disse.

Presença catarinense

A conferência contou ainda com a presença de representantes do Governo de Santa Catarina e da Prefeitura de Itajaí que se mostraram entusiasmados com a vinda para o estado do maior grupo construtor de iates de luxo do mundo contribuindo de forma significativa para a geração de renda, empregos e qualidade de vida à população.

Entre as autoridades catarinenses estiveram: o diretor da administração tributária do governo do estado, Pedro Dimas Tadeu (representando o governador Leonel Pavan); o secretário executivo do governo para assuntos estratégicos Alexandre Fernandes; o prefeito de Itajaí Jandir Bellini e o secretário de desenvolvimento econômico da cidade, Clayton Batschauer.

“Agradecemos ao grupo pela escolha na instalação deste importante pólo náutico na cidade de Itajaí que trará grandes benefícios ao estado e ao país”, disse o prefeito Jandir Belini. O secretário de desenvolvimento econômico Clayton Batschauer destacou o trabalho e a parceria dos governos municipal e estadual para a instalação da fábrica na cidade “Daremos continuidade às ações para implantar no município outras empresas desse porte já que Itajaí tem grande atuação econômica no Brasil, principalmente, em razão de suas atividades portuárias e de negócios”, completou.

“O Governo de Santa Catarina e a Prefeitura de Itajaí entenderam que a experiência histórica e a força da Azimut-Benetti tornam o grupo o parceiro ideal para desenvolver um projeto com um forte impacto positivo na economia local. E graças à grande eficiência e velocidade, transformaram, em pouco mais de três meses, um protocolo de intenções em uma realidade operacional", explicou Viteli.

Outro ponto destacado na conferência foi a facilidade na atração de outros grandes investimentos da Europa em função da presença da Azimut no Brasil. As operações facilitarão ainda na formação da força de trabalho, tanto no Brasil como no exterior, além de parcerias com as principais universidades de Santa Catarina e com estaleiros locais. Além disso, o pólo náutico irá fomentar o desenvolvimento das habilidades em técnica, logística e vendas para o benefício geral do segmento náutico brasileiro. Também irá gerar oportunidades de trabalho tanto no local como em áreas adjacentes






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/22911/visualizar/