Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
AGRICULTURA FAMILIAR
Sexta - 16 de Julho de 2010 às 21:17
Por: Rosimeire Rodrigues Nardes

    Imprimir


A reserva legal do assentamento esta cheia de gado
A reserva legal do assentamento esta cheia de gado

Processo de acampamento-assentamento
As dificuldades vividas eram muitas, porém, se superavam pelo desejo da realização de um sonho: ter um pedaço de terra para plantar, ali morar  podendo ter as condições básicas de vida de direiro do homem em sociedade.

Nem todos resistiram a permanencia nessa luta e abandonaram o sonho. Promessas de que logo teriam a terra eram feitas por homens com o único propósito de conquistar votos. Nesse campo de batalha/dificuldades, haviam constante deslocamento de pessoas que saiam do movimento enquanto novos grupos chegavam, mas os que realmente tinham o objetivo de ali ficar, permaneceram, outros, não resistiram sobreviver, adoeceram e vieram a falecer , encerrando ali seus sonhos antes mesmo da emissão de posse.

Finalmente é autorizado a emissão de posse, onde terminaria o processo de acampamento e começaria uma nova vida. Não imaginavam que ali iniciaria uma nova luta.
APROXIMADAMENTE TRÊS ANOS ASSENTADOS - até os dias atuais.

Os lotes foram cortados e sorteados. A alegria fazia brilhar o olhar de sofrimento, pois logo estariam cada qual em suas terras assim que as casas fossem construídas. Enfim, ali estava a realização de um sonho...começava então o processo de assentamento... O alimento do Governo logo foi cortado, pois já não eram mais acampado, estavam em suas terras e poderiam cultiva-las.

LOTEAMENTO NÃO ADQUADO - melhores lotes para a reserva

Poderiam cultivar a terra?
- Como arar? com o que?
- Comprar?
- plantar, mas como irrigar se a água é buscado em carriola ou charretes em longas distancias sendo apenas para o consumo básico?
O que é plantado morre ou não chega a nascer... 
- Como e com que trabalhar a terra? se a té mesmo uma simples criação de galinha se torna difícil pois precisa ter o milho para alimenta-la e isso depende do solo.
Quanto a sobrevivencia do homem e a produção de trabalho se torna menos difícil à aqueles que tem uma aposentadoria ou aqueles que sua geração são daquele local que, por uma cultura, tem uma certa condição de trabalho, como por exemplo o cultivo da cana para produção de rapadura. Os demais sobrevivem de ajuda dos parentes que vivem na cidade, não que esses não trabalhem, trabalham e muito... mas apenas o que produz  na terra sem calcário, como mandioca e outros poucos, não é o suficiente para uma alimentação adquada quanto mais para a comercialização.

 Descrevo apenas as nescessidades básicas, pois outros mais não cabem neste papel...

 TRÊS ANOS SEM RECURSOS
- Como comprar os ítens necessários para o cultivo da terra?
  INCRA:
- No projeto do PDA consta 03 Três poços artesiano c/ água encanada, estrada e escola. Isso consta apenas no papel do PDA...

- o FOMENTO esta na conta desde o ano passado e não libera. O INCRA alega que a SEMA não quer ceder LICENÇA AMBIENTAL  e isso impossibilita a liberação de recursos como: FOMENTO, PRONAF e outros.


- alega também, falta de recursos para trabalhar em pról do assentados como, combustível e carro para locomoção.

NOSSO APELO É PARA A AGILIZAÇÃO E PROVIDENCIAS URGENTES POR PARTE DOS ÓRGÃOS PÚBLICOS E GOVERNO FEDERAL, POIS ANOS DE SOFRIMENTO E PERDA DE SAÚDE E PERDA DE SAÚDE É PERDA DE VIDA E VIVER COM DIGNIDADE É UM DIREITO DE TODOS.
 
REFORMA AGRÁRIA COM EFICIÊNCIA.
 
Rosimeire Rodrigues Nardes de Campos - Acadêmica de DCH- Docência nas Ciências Humanas  
UNIVAG - Universidade de Várzea Grande
Presidente da Associação dos pequenos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais
Filha de assentado e moradora no assentamento/ Sindicalista
Professora - da EJA - educação de Jovens e Adultos
Assentamento Santa Filomena da Bahia do Campo - POCONÉ - MT

VEJA OUTRO RELATO DA ATUAL SITUAÇÃO

ASSOCIAÇÃO DE MINIS E PEQUENOS PRODUTORES RURAIS

DO P.A DA BAÍA DO CAMPO DE POCONÉ-MT

Comunidade Rural (65) 99512961 cuiabana@hotmail.com

CNPJ Nº. 07.024.228/0001-60 - CEP: 78-175-000 Poconé-MT

 

OF.Nº. 30/2010.                                                              Poconé-mt, em 11 de Julho de 2010.

 

ILMO. SR DAVI DE PAULA

CBN-GAZETA

CUIABÁ-MT

 

SOLICITAÇÃO

 

Ilmo. Senhor,

 

               Venho junto às famílias assentadas nesta comunidade, solicitar o teu apoio através de divulgações por meio de comunicação do fato que vem ocorrendo neste assentamento, município de Poconé-mt.

                                As famílias assentada em 2007, composta por aproximadamente 100 famílias, proveniente de diversas localidades, que ficaram em acampamento, que perdurou aproximadamente três a sete anos, se uniram e foram juntamente assentados pelo INCRA, das quais, vivem até o presente momento com muitas dificuldades. O referente assentamento, segundo dados informativo do Ministério de desenvolvimento Agrário (MDA), do Estado de Mato Grosso, é um dos poucos em nível de Estado, que consta Licenciamento Ambiental Único (LAU), aprovado.

                Estas famílias organizadas através da Associação de Minis e Pequenos Produtores da Baía do Campo vêm de toda forma buscando meios para resolver seus problemas, mas esbarrando em questões legais e políticas que impossibilitam realizações, as mais básicas possíveis, como o acesso a financiamentos do Governo Federal com PRONAF e outros, que até então, não receberam para trabalharem melhor na terra e se organizarem na produção como para outras necessidades básicas humana.

                Ocorre que, a reserva legal do assentamento esta cheia de gados, que segundas informações da comunidade, os gados estão no local desde aproximadamente uma semana antes do dia 23 de junho de 2010. O fato foi denunciado aos seguintes órgãos: POLÍCIA FEDERAL (dia 25 de junho de 2010), INCRA (dia 29 de junho de 2010), SEMA (dia 30 de junho de 2010), IBAMA (dia 30 de junho de 2010), MISTÉRIO PÚBLICO/ PROCURADORIA GRAL DA JUSTIÇA (dia 30 de junho de 2010), LINHA VERDE que segundo os mesmos a denuncia foi encaminhado ao Instituto Chico Mendes de Biodiversidade.

O PA Santa Filomena da Baía do Campo, Projeto de Assentamento de Reforma Agrária do INCRA, está localizado no centro Sul de Mato Grosso, na Microrregião Alto Pantanal que abrange os municípios: Cáceres; Poconé e Barão de Melgaço. Pertencente ao município Poconé-mt, 110 km da Capital do Estado Cuiabá, onde esta localizada a Superintendência Regional do INCRA.

  Até o presente momento, não tivemos um respaldo de nem um dos órgãos acima. As famílias assentadas pedem intervenções urgentes antes de maiores danos ambientais. Considerando a prática/ação irresponsável por parte de quem praticou o ato, como também da demora do atendimento da justiça, esperamos que as famílias não venham a pagar pela ação praticada. Pedimos que nos ajudem se não teremos que soltar o gado, o que possivelmente virá causar grandes conflitos no assentamento.

Atenciosamente,

 

________________________________________,

Rosimeire Rodrigues Nardes de Campos

Pres. Associação do P. A da Baía do Campo.

Poconé - MT.

 





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/22991/visualizar/