Publicado em Domingo - 21 de Janeiro de 2018 | por Redação TA c/ Secom-VG

Feira Itinerante da agricultura familiar amplia horários e pontos de vendas

Leia mais...
2018 começa com mais pontos de vendas, ampliação de horários e de feirantes
2018 começa com mais pontos de vendas, ampliação de horários e de feirantes

Drone testado em Cuiabá
Drone testado em Cuiabá

Agricultura familiar de Mato Grosso é contemplada com drone por empresa chinesa

Publicado em Quinta - 18 de Janeiro de 2018 | por Redação TA c/ Seaf - MT

O Governo de Mato Grosso recebeu da empresa chinesa de serviços agrícolas Zhuhai Yuren Agricutural, um drone para apoiar as pesquisas da agricultura familiar do Estado. A gestão do equipamento será realizada pela Secretaria de Estado de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários (Seaf-MT).

Leia mais...

Equipamentos da agricultura familiar vão beneficiar 90 famílias no distrito de Ouro Branco

Publicado em Quinta - 07 de Dezembro de 2017 | por Redação TA c/ Gcom-MT

Leia mais...

Governo divulga cotação de preços da agricultura familiar

Publicado em Terça - 28 de Novembro de 2017 | por Redação TA c/ Seaf MT

Leia mais...

Segundo Seminário de Agricultura Familiar será realizado na sexta-feira

Publicado em Terça - 07 de Novembro de 2017 | por Redação TA c/ Secom-CBA

A secretaria de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico realiza o 2º Seminário da Agricultura Familiar de Cuiabá, que acontece nesta sexta-feira (10), no Hotel Fazenda Mato Grosso, das 08h às 16h. A proposta é ouvir, orientar e valorizar os pequenos produtores rurais;

Com o tema “Desenvolvimento Sócio-econômico e Ambiental da Agricultura Familiar de Cuiabá”, a expectativa é reunir centenas de agricultores nas várias palestras.

Na programação, assuntos como ações desenvolvidas pela Empresa Mato-Grossense de Assistência a Pesquisa e Extensão Rural (Empaer), para o fortalecimento da agricultura familiar no município e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) para mostrar a importância do Associativismo e do Cooperativismo serão apresentadas, além de palestra com o secretário de Politica Agrícola do Ministério da Agricultura, Neri Geller.

Leia mais...
Muda de banana
Muda de banana

Governo incentiva cultura da banana no Médio-Norte do Estado

Publicado em Quarta - 18 de Outubro de 2017 | por Redação TA c/ Gcom-MT

Região importante na cadeia produtiva de banana, o médio-norte do estado será contemplado com a instalação de 50 Unidades de Referência Tecnológica (URTs), distribuídas em 13 municípios que compõem o Consórcio Alto do Rio Paraguai. A iniciativa é uma das ações previstas pelo Pró-Banana, programa de incentivo à produção desta fruta. Cada área terá um hectare e será selecionada de acordo com os requisitos exigidos pela Secretaria de Estado de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários (Seaf-MT).

Assim, os pequenos produtores terão acesso, nestas propriedades, a insumos, como mudas, adubos e defensivos agrícolas. Já a família do agricultor ficará encarregada da mão de obra para plantio e condução do pomar, além do sistema de irrigação, o preparo do solo e as ferramentas necessárias. Serão realizados dias de campo e visitas técnicas para que os agricultores sejam orientados quanto ao plantio de mudas de banana. O primeiro dia de campo ocorrerá entre os dias 23 e 27 de outubro, em Sinop, no Norte do estado.

"Este é um dos programas produtivos de apoio da Seaf, que possui apoio tanto da Empaer, como da Embrapa para que possamos disseminar o melhor conhecimento sobre produção de mudas in vitro de banana. Percebemos no médio-norte grande potencial produtivo e iremos alavancar essa vocação regional", comentou o secretário de Estado de Agricultura Familiar, Suelme Fernandes.

Também entre as ações do Pró-Banana está o investimento de R$ 21 mil na reforma e reestruturação do Laboratório de Produção de Mudas de Banana in Vitro em Arenápolis, que vai atender não só o município, mas toda a região. Com isso, o laboratório foi reativado e a expectativa é que no próximo ano 10 mil mudas já estejam disponíveis. A unidade trabalhará com as variedades banana da terra (farta velhaco), maçã (BRS Princesa) e nanica (williams).

A utilização de mudas de laboratório visa melhorar a qualidade e o nível de produtividade, como explica o engenheiro agrônomo Luciano Gomes Ferreira, responsável pela cadeia produtiva de Horticultura da Seaf. “A muda in vitro é isenta de doença, como o Mal do Panamá, por exemplo, e é padronizada, ou seja, o agricultor terá um pomar mais uniforme, com matriz de boa qualidade genética”. Em 2018, a intenção é disponibilizar a muda de laboratório a um preço mais acessível, pois atualmente os produtores precisam adquirir de outro estado, o que encarece o custo".

Leia mais...
Cafeicultura em Juína
Cafeicultura em Juína

Seaf entrega equipamentos e mudas de café nos municípios do noroeste

Publicado em Domingo - 17 de Setembro de 2017 | por Redação TA c/ Gcom-MT

Leia mais...

Sem cadastro rural, pequeno produtor fica sem acesso a crédito

Publicado em Sexta - 15 de Setembro de 2017 | por Redação TA c/ ALMT

Leia mais...

Seaf divulga cotação de preços da agricultura familiar

Publicado em Terça - 12 de Setembro de 2017 | por Redação TA c/ Gcom-MT

Leia mais...

Governo apresenta Plataforma Digital da Agricultura Familiar de MT

Publicado em Sexta - 08 de Setembro de 2017 | por Redação TA c/ Gcom-MT

Leia mais...