Publicado em Terça - 27 de Fevereiro de 2024 | por Redação TA c/ Secom-MT

Comunidades quilombolas aumentam produção agrícola com a mecanização

Equipamentos entregues pela Secretaria Estadual de Agricultura Familiar (Seaf) a comunidades quilombolas, em Poconé, contribuem com o aumento na produtividade de verduras, legumes e frutas. A mecanização e a disponibilidade de tratores para preparar a terra aceleram o ciclo de plantio, dobrando a produção.

Leia mais...
Foto: Michel Alvim/ Secom-MT
Foto: Michel Alvim/ Secom-MT

Foto: Seduc-MT
Foto: Seduc-MT

Governo de MT investe na formação técnica de estudantes para atuação no campo

Publicado em Segunda - 22 de Janeiro de 2024 | por Redação TA c/ Secom-MT

Em 13 municípios mato-grossenses com vocação agrícola, o Governo de Mato Grosso oferece aos estudantes da rede estadual de ensino formação específica para atuação no campo. São disponibilizados neste ano os cursos técnicos profissionalizantes em agricultura, agropecuária, agroecologia e agronegócio, junto com o ensino médio.

Leia mais...
Foto: Site Toque de Alerta
Foto: Site Toque de Alerta

Cumbaru como alternativa de renda na Agricultura Familiar

Publicado em Terça - 03 de Outubro de 2023 | por Da Redação TA

A presidente da Cooperativa Cooper Nossa Senhora, Maria Valéria, e a engenheira agrônoma Fabiana Barros estão empreendidos uma jornada nobre nas comunidades rurais da Baixada Cuiabana. Seu objetivo é compartilhar conhecimentos valiosos sobre como prosperar economicamente com a Fruta do Cerrado


Leia mais...
Davi Valle
Davi Valle

Programa Agro da Gente em Cuiabá Recebe Visita do MAPA para Avaliação de Financiamento do BID Pantanal

Publicado em Terça - 26 de Setembro de 2023 | por Redação TA c/ Secom CBA

Três propriedades localizadas no Cinturão Verde de Cuiabá, inseridas no programa Agro da Gente da Prefeitura Municipal, receberam nesta segunda-feira (25) a visita da equipe técnica do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA). O objetivo da visita foi avaliar essas propriedades se enquadradas nos objetivos do programa BID Pantanal, que conta com investimentos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para promover melhorias nas áreas de saneamento e sustentabilidade na região do Pantanal.

O programa Agro da Gente está buscando um financiamento de aproximadamente oitenta milhões de reais para investir nas propriedades rurais que fazem parte do programa.

Leia mais...
Luiz Alves
Luiz Alves

Secretaria de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico estimula o fortalecimento da Apicultura com entrega de kits a novos produtores

Publicado em Sábado - 19 de Agosto de 2023 | por Redação TA c/ Secom CBA

“Esse projeto é um sucesso, vai alavancar a apicultura. Antigamente eu era sozinho, não tinha muito conhecimento. Com o projeto Agro da Gente que trouxe conhecimento e preparo, os participantes estão animados para criar abelhas. E a motivação é ainda maior, porque além de todo o acompanhamento técnico que teremos, a parceria entre os futuros apicultores é solidária, um ajuda o outro”

Leia mais...
Foto: Maria Valéria
Foto: Maria Valéria

Marcha das Margaridas ocupa ruas de Brasília

Publicado em Quarta - 16 de Agosto de 2023 | por Redação TA c/ Agência Brasil

Mais de 100 mil mulheres reunidas em Brasília marcham, nesta quarta-feira (16) até o Congresso Nacional, pela reconstrução do Brasil e pelo Bem Viver. Desde o fim de semana até essa terça-feira (15), centenas de ônibus chegaram ao Pavilhão do Parque da Cidade, trazendo as participantes da 7ª Marcha das Margaridas

Leia mais...
© Marcelo Camargo/Agência Brasil
© Marcelo Camargo/Agência Brasil

Marcha das Margaridas deve reunir mais de 100 mil mulheres em Brasília

Publicado em Terça - 15 de Agosto de 2023

Mais de 100 mil mulheres brasileiras do campo, da floresta, das águas e das cidades, além de representantes de 33 países, são esperadas nesta terça (15) e quarta-feira em Brasília, na 7ª Marcha das Margaridas. O evento, coordenado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), federações e sindicatos filiados e 16 organizações parceiras, ocorre a cada quatro anos e a edição de 2023 tem o lema Pela Rrconstrução do Brasil e pelo bem viver.

São trabalhadoras rurais, indígenas, quilombolas, ribeirinhas, sem-terra, extrativistas, da comunidade LGBTQIA+ e moradoras de centros urbanos. Para a Contag, a marcha é a maior ação política de mulheres da América Latina.

Leia mais...
© Valter Campanato/Agência Brasil
© Valter Campanato/Agência Brasil

PAA: agricultores familiares ofertam 248 mil toneladas de alimentos

Publicado em Quinta - 20 de Julho de 2023

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou nesta quinta-feira (20), em evento no Palácio do Planalto, a medida provisória (MP) que recriou o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). A iniciativa prevê que um mínimo de 30% das compras públicas de gêneros alimentícios deve ser adquirido da agricultura familiar

Leia mais...
Empaer
Empaer

Cadeias Produtivas da Agricultura Familiar apresentou experiências de sucesso em MT

Publicado em Sexta - 14 de Julho de 2023 | por Redação TA c/ Empaer-MT

A agricultura familiar foi o tema do Fórum das Cadeias Produtivas, na 55ª Exposição Industrial, Comercial e Agropecuária do Estado (Expoagro), que reuniu 150 pessoas entre produtores, gestores e especialistas nas cadeias produtivas da bovinocultura, fruticultura, apicultura, turismo rural e piscicultura.

Leia mais...
Luiz Alves
Luiz Alves

Programa Agro da Gente fortalece a apicultura e beneficia primeiro produtor rural em Cuiabá

Publicado em Sexta - 16 de Junho de 2023 | por Redação TA c/ Secom CBA

O produtor rural Luiz Domingos Alves Barbosa é o primeiro beneficiado na cadeia produtiva da apicultura, que foi recentemente lançada como parte do programa Agro da Gente, criado durante a gestão de Emanuel Pinheiro. A equipe da Secretaria Municipal de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico (SMATED) visitou nesta semana sua propriedade para montar o primeiro apiário.

Entusiasta da apicultura, Luiz foi o primeiro produtor rural cadastrado no programa. Seu interesse pela atividade começou anos atrás, após ajudar um colega apicultor a remover um enxame que estava em um padrão de energia desativado em seu sítio.

Leia mais...