Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
DESENVOLVIMENTO
Quarta - 14 de Julho de 2010 às 13:00

    Imprimir


Reunião realizada na sede da Fiemt
Reunião realizada na sede da Fiemt

Os gestores das Federações das Indústrias dos Estados de Mato Grosso, Acre e Rondônia estiveram reunidos na tarde de terça-feira, 13, para analisar o mapeamento de todos os projetos logísticos de transportes realizados pela empresa Macrologística, dentro do projeto Norte Competitivo. Durante a reunião foram apresentados todos os possíveis corredores de escoamento da produção que poderão interligar os nove Estados pertencentes à Amazônia Legal, e, com isso, contribuir para o desenvolvimento da região.

Os participantes tiveram a oportunidade de conhecer cada projeto e discutir sua viabilidade sob a ótica da melhoria do escoamento da produção. “O que queremos com essa projeto é ter um estudo que aponte o que devemos fazer para nos tornarmos mais competitivos perante as demais regiões do país”, asseverou o presidente da Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt), Jandir José Milan, acrescentando ainda o fato de que o estudo será uma ferramenta para transmitir a realidade em que cada Estado está inserido e assim reivindicar melhorias para a região. A mesma opinião é compartilhada pelo presidente da Federação das Indústrias do Estado do Acre (Fieac), João Francisco Salomão, e pelo superintendente da Federação das Indústrias de Rondônia, Gilberto Baptista.

Conforme o consultor da Macrologística, Renato Casali, até os dias atuais, ninguém havia discutido a viabilidade de cada corredor tendo como prisma o desenvolvimento de toda a Amazônia Legal. “O que estamos analisando é a competitividade de cada corredor entre os Estados e também os internacionais. Com a finalização do projeto será possível também visualizar um desenho geoeconômico, muito além das fronteiras entre os Estados”, explicou.

Um dos pontos principais do projeto Norte Competitivo é proporcionar que setores que não se desenvolvem pela ausência de uma infraestrutura de logística de transportes, possam também se tornar competitivos. A perspectiva é que o estudo seja concluído no mês de setembro para ser validado pelas nove federações, em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Na reunião na sede da Fiemt também participaram representantes da Aprosoja, Clube de Dirigentes Lojistas, Fecomércio, Instituo Mato Grossense de Economia Agropecuária (Imea), Sindicato das Indústrias da Construção Pesada do Estado de Mato Grosso (Sincop-MT) e o Conselho de Infraestrutura da Fiemt.

Discussões - As federações das indústrias de Mato Grosso, Acre e Rondônia foram as primeiras a se reunir com a Macrologística, nesta fase em que se encontram os trabalhos. Amanhã, 15, a reunião será em Belém com as federações do Pará, Amapá e Maranhão. Já no dia 19 será a vez das federações do Amazônia, Tocantins e Roraima.






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/23022/visualizar/