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ECONOMIA
Sexta - 02 de Julho de 2010 às 10:32
Por: RAQUEL TEIXEIRA

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Guilherme Filho/Secom-MT
Vanice Marques discursa na abertura oficial do Seminário
Vanice Marques discursa na abertura oficial do Seminário "Oportunidades de Investimentos em Turismo em Mato Grosso".
Um público estimado em 300 pessoas entre empresários, gestores públicos e estudantes de turismo participou na quinta-feira (01.07) do Seminário Oportunidades de Investimentos em Turismo em Mato Grosso. Promovido pelo Ministério do Turismo (MTur) e Secretaria de Estado de Desenvolvimento do Turismo, o Seminário trouxe discussões técnicas e abordagens sobre a apresentação de projetos, prospecção de investidores e legislação ambiental aplicada a empreendimentos turísticos.

Abrindo o evento, a secretária de Estado de Desenvolvimento do Turismo, Vanice Marques, falou da preocupação em levar aos gestores e empresários informações e subsídios que possibilitem a Mato Grosso atrair investimentos de forma ordenada e de acordo com as necessidades tanto do momento vigente como dos atrativos que o Estado possui. A secretária ressalta que os Estados que vão sediar grandes eventos têm um chamariz importante para os investidores, porém, não é apenas isso. “A Copa é um dos nossos chamarizes, porém, não podemos esperar que nossa organização se resuma a este evento. Temos um legado que ficará para fortalecer e ampliar nossas riquezas, promover nossas potencialidades e chamar a atenção dos investidores. Mato Grosso é o Estado que mais cresce no País e esse é um fator preponderante quando queremos chamar atenção para que mais investimentos cheguem aqui”, argumentou a secretária de Desenvolvimento do Turismo.

O diretor do Departamento de Promoção e Investimentos do MTur, Hermano Carvalho, ressaltou alguns números que demonstram o quanto o turismo está ganhando força a cada ano no País, em especial, em empreendimentos hoteleiros. Somente a rede internacional Íbis está com 60 novos hotéis em construção no País; no Rio de Janeiro, 44 hotéis de diferentes bandeiras estão sendo erguidos ou ampliados. Segundo Hermano, os números se explicam não apenas em função do País ser a sede da próxima Copa Mundial de Futebol e dos Jogos Olímpicos de 2016, pois os eventos têm prazo para iniciar e finalizar. “O crescimento nos investimentos nas atividades turísticas se explicam pelo aumento no poder aquisitivo da classe média brasileira, que hoje pode gastar um pouco mais, pode usufruir mais do turismo, que é uma atividade consolidada economicamente em nosso País”, destacou o diretor do MTur.

Hermano ressaltou ainda aos participantes que a apresentação de projetos para investimentos externos devem obedecer à peculiaridade de cada região, de cada localidade. “Os agentes de transformação do turismo estão nos municípios, cada um de vocês é quem sabe onde e o que deve ser apresentado a quem visita o Estado”, disse ele, acrescentando que eventos como a Copa e as Olimpíadas são estímulos para aplicação, para melhorias e ampliações nas atividades turísticas, contudo, não devem ser encarados como canal exclusivo para os investimentos.

Sobre as linhas públicas de financiamento para empreendimentos turísticos, o diretor do Ministério do Turismo apresentou entre elas o Fundo Constitucional do Centro-Oeste (FCO), administrado pelo Banco do Brasil, que possui em torno de R$ 400 milhões em crédito disponível para projetos de implantação, modernização, reforma ou ampliação de hotéis e outros meios de hospedagem.

Prospecção de negócios no exterior

A promoção e apresentação do mercado imobiliário e turístico brasileiro no exterior foi tema da palestra de Danilo Canuto, da Associação Brasileira de Desenvolvimento Imobiliário e Turístico (ADIT Brasil), entidade criada em 2006 com a finalidade de promover o turismo residencial e dar orientação e segurança para os investidores nacionais e internacionais, além de coordenar e organizar o desenvolvimento turístico e imobiliário no País. A ADIT iniciou as atividades na região Nordeste e hoje se expandiu por todo o País.

Canuto frisou entre as atividades de prospecção de investimentos externos tendo como mercado alvo países como Portugal e Espanha, alguns dos maiores investidores no mercado hoteleiro no Brasil, e ainda Reino Unido e Estados Unidos.”O que a associação está buscando no mercado é levar projetos bem formatados, criaar canais e estabelecer agendas positivas que possam ampliar e fortalecer os investimentos nesses setore no Brasil”, salientou Danil Canuto.





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