Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
QUEIMADAS
Quinta - 17 de Junho de 2010 às 15:42
Por: DANIEL DINO

    Imprimir


Secom/MT
Combate ao fogo foi assinada nesta quinta-feira (17.06)
Combate ao fogo foi assinada nesta quinta-feira (17.06)
A estabilidade climática de Mato Grosso, um dos principais fatores para o forte desenvolvimento da agricultura, revela-se anualmente um risco para a disseminação de incêndios e queimadas florestais. Tradicionalmente, o período de seca inicia-se mais intensamente a partir do mês de julho, o que por consequência coloca o Governo do Estado em situação de alerta e em busca de novas alternativas para reduzir o impacto do fogo sobre a mata nativa, ou mesmo áreas produtivas.

Uma destas iniciativas de combate ao fogo foi assinada nesta quinta-feira (17.06) entre o Governo e o setor produtivo por meio da Organização Não Governamental (ONG) Aliança da Terra. Trata-se de um termo de cooperação técnica onde o Corpo de Bombeiros irá ministrar cursos de brigadistas para os produtores situados em torno das reservas indígenas. A medida é uma ampliação do projeto Brigada Indígena, que qualificou índios de várias etnias a eles próprios combaterem o fogo em suas propriedades.

A parceria, além do conhecimento, auxilia as novas brigadas com equipamentos básicos de combate. “Nós estaremos ainda adquirindo um helicóptero para as questões ambientais em Mato Grosso. Temos uma política ambiental forte em nossa gestão, buscamos a integração com as ONGs que já atuavam no Estado para trabalharmos juntos”, comentou o secretário de Justiça e Segurança Pública, Diógenes Curado, que na oportunidade representou o governador Silval Barbosa.

O termo de cooperação foi assinado durante o II Simpósio Alianças Socioambientais e 1° Prêmio Produzindo Certo. O tema do evento realizado em Cuiabá foi Responsabilidade Socioambiental: O Negócio do Futuro. “Inicialmente vamos capacitar os produtores que ficam no entorno da Área Indígena do Xingu, onde o projeto de brigadistas está bem avançado, mas muito em breve esta iniciativa vai atender todo o Estado”, destacou o assessor da Casa Civil, Francisco de Assis.

“Este é um momento importante para nós produtores do Xingu. Os incêndios já queimaram muitas de nossas pastagens e reservas legais. Já fizemos treinamentos e agora essa situação vai melhorar ainda mais. Já reduzimos em cerca de 80% os incêndios na região. O trabalho que foi feito junto aos índios foi muito bom”, ressaltou o diretor-geral da Aliança da Terra, John Carter.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/23234/visualizar/