Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADE
Quarta - 16 de Junho de 2010 às 15:23
Por: ZEQUIAS NOBRE

    Imprimir


Começou na manhã desta quarta-feira (16.06) o 2º Encontro de Controles Internos dos Municípios do Estado de Mato Grosso, promovido pela Auditoria Geral do Estado e Controladoria Geral da União. A abertura do evento, realizado no auditório da Associação dos Municípios de Mato Grosso (AMM), contou com a participação dos representantes dos órgãos de controle externo e interno do Estado e da União, além da figura do ex-prefeito de Cuiabá e ex-presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), contador Aecim Tocantis.

Na palestra de abertura, ministrada pelo secretário-auditor geral do Estado, José Alves Pereira Filho, foi apresentada aos participantes a atual estrutura organizacional do Poder Executivo Estadual e da Auditoria Geral do Estado (AGE). Alves detalhou aos presentes sobre as formas de atuação e procedimentos adotados pelos auditores estaduais, destacando também o papel do controlador interno no monitoramento da gestão pública municipal e estadual.

Em sua fala de abertura, o auditor geral disse que o controle interno atua como organismo de gerenciamento de riscos, prevenindo a ocorrência de falhas graves nos processos de gestão ao detectar problemas e orientar a adoção de medidas corretivas. “Reforço o pedido para que os profissionais da área de controle busquem ser parceiros da administração, contribuindo para o aperfeiçoamento da gestão pública”, disse.

O prefeito do município de Vila Rica e atual vice-presidente da AMM, Nafitali Calixto, por sua vez, salientou a importância da realização de eventos de capacitação para os controles internos municipais, pois oferecem os mecanismos necessários para a execução de um trabalho eficiente e eficaz por parte do ente federativo mais frágil. “Se fizermos o dever de casa em nossos municípios, já estaremos realizando um ótimo serviço”, acrescentou.

Já para o auditor substituto de conselheiro do TCE, Isaías Lopes da Cunha, o encontro é um momento oportuno para se promover a conscientização dos servidores e funcionários municipais da existência e atuação de unidades orientativas como formas de melhoria na gestão dos recursos públicos. “O evento vai contribuir para que os gestores se sensibilizem da necessidade e importância do controle interno na administração estadual e municipal”, afirmou.

Segundo o analista de finanças e controle da CGU, Mauro Kosis, o evento iniciado nesta manhã surgiu de uma demanda criada em 2007 com a normatização imposta pelo Tribunal de Contas do Estado, que busca a implantação efetiva e definitiva de unidades de controle em todos os 141 municípios do Estado. Além disso, conforme explicação do auditor da AGE, Alysson Sander, o encontro também visa aproximar as unidades de controle municipais da Auditoria Geral do Estado e da CGU, melhorando as trocas e repasses de conhecimento, além de representar um primeiro passo para a constituição da Rede de Controle Estadual, nos moldes da implantada pelo Governo Federal, em março.

Programação do evento:

16.06 – Vespertino

14hs – Palestra sobre Sistema de Licitações e Contrato

Palestrante: Mauro Kosis – CGU

16hs – Palestra sobre Sistema de Controle Patrimonial

Palestrante: Alysson Sander – AGE

17.06 – Matutino

8hs – Palestra sobre Sistema de Convênios e Consórcio

Palestrante: Alex Júnior – CGU

10hs – Palestra sobre Sistema de Contabilidade

Palestrante: Isaías Lopes da Cunha – TCE

17.06 – Vespertino

14hs – Palestra sobre Sistema de Apoio Logístico

Palestrante: Norton Sales – AGE

16hs – Palestra sobre Sistema de Planejamento e Elaboração de Relatórios de Auditoria

Palestrante: Cristiane Laura de Souza – AGE





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/23244/visualizar/