Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
ECONOMIA
Terça - 15 de Junho de 2010 às 14:59
Por: Reportagem de Fernando Exman

    Imprimir


Presidente Lula manteve o reajuste de 7,7 por cento a aposentados que recebe mais de um salário mínimo
Presidente Lula manteve o reajuste de 7,7 por cento a aposentados que recebe mais de um salário mínimo
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva manteve o reajuste de 7,7 por cento a aposentados que recebem mais de um salário mínimo. O índice, aprovado pelo Congresso, é superior aos 6,14 por cento concedidos inicialmente pelo governo.

O anúncio foi feito a jornalistas nesta terça-feira pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, após reunião de Lula com a equipe econômica. O fim do fator previdenciário (cálculo usado para reduzir o valor dos benefícios de quem se aposenta mais cedo), também votado pelos parlamentares, foi vetado pelo presidente.

Caso Lula tivesse vetado o reajuste aprovado pelo Congresso, não haveria aumento algum para os aposentados e seria necessária a edição de uma nova medida provisória. Mas o líder do governo na Câmara, Cândido Vaccarezza (PT-SP), disse que expôs ao presidente a dificuldade de se aprovar no Legislativo um reajuste inferior ao que já havia sido aprovado.

Para compensar o aumento dos gastos decorrente da sanção, acrescentou Mantega, Lula autorizou um corte de 1,6 bilhão de reais no Orçamento.

"Não vamos reduzir nenhum investimento, vamos reduzir custeio, inclusive emendas parlamentares", disse o ministro.






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/23258/visualizar/