Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADE
Quarta - 09 de Junho de 2010 às 15:39
Por: LIDIANA CUIABANO

    Imprimir


A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) realizou, nesta quarta-feira (09.06), a posse do novo secretário Executivo do Gabinete de Gestão Integrada Estadual (GGI). Assume a gestão do GGI o major PM Wankley Correa Rodrigues, em substituição ao tenente-coronel BM Vagner Jorge Santino da Silva, que esteve à frente do GGI por quatro anos.

Em texto de despedida, o secretário substituído destacou que o direcionamento estratégico dos GGIs estabelecidos pelo Ministério da Justiça para os anos de 2007 a 2011 vem sendo cumprido pelo Estado, inclusive metas de participação social, com a implantação dos Conselhos Comunitários de Segurança e atuação mais marcante do Estado nos projetos de prevenção da violência, tais como Bombeiros do Futuro, Rede Cidadã, Proerd, De Cara Limpa Contras as Drogas, entre outros.

O secretário-adjunto de Assuntos Estratégicos da Sejusp, José Lindomar da Costa, destacou o êxito do trabalho desempenhado pelo tenente-coronel Vagner durante os quatro anos como secretário Executivo do GGI. “O Gabinete de Gestão Integrada foi uma das ações da Segurança Pública que mais deram resultado, graças à união das instituições que compõem o Sistema da Segurança. Se hoje o GGI tem essa expressão no Estado é devido à harmonia e união num trabalho eficiente conduzido pelo tenente-coronel Vagner”, disse.

Criado para coordenar o Sistema Único de Segurança Pública nos Estados, conforme convênio celebrado entre a União, por intermédio do Ministério da Justiça e os Estados Federados, o Gabinete de Gestão Integrada (GGI) é um forum deliberativo e executivo que opera por consenso, sem hierarquia e respeitando a autonomia das instituições que o compõem.

Em seis anos de criação, o GGI vem promovendo a interlocução dos planos nacional e estadual de segurança pública. Cinco GGIs regionais já foram implantados nos municípios de Barra do Garças, Tangará da Serra, Cáceres, Rondonópolis e Sinop, além de 13 GGIs municipais nas cidades de Alta Floresta, Água Boa, Sinop, Juína, Barra do Bugres, Barra do Garças, Sorriso, Primavera do Leste, Cuiabá, Tapurah, Tangará da Serra, Lucas do Rio Verde e Várzea Grande.
 

As articulações do Gabinete de Gestão Integrada (GGI) já demonstram resultados positivos, apontando que a cooperação e compartilhamento de tarefas são fatores essenciais na condução de ações em prol de melhorias na área da segurança pública.

Uma das conquistas do município de Rondonópolis por meio do GGI, por exemplo, é a aquisição de 26 câmeras de videomonitoramento, que já foram instaladas em pontos estratégicos do município. O investimento de R$ 900 mil no Sistema de Videomonitoramento Remoto Urbano (VEM) tem objetivo de inibir ações criminosas e evitar pequenos delitos no município.
 

O recurso, proveniente do Fundo Nacional de Segurança Pública, coloca Rondonópolis na posição de primeiro município de Mato Grosso a captar verba do Governo Federal por meio do Gabinete de Gestão Integrada (GGI).
 

Outras conquistas para área da segurança pública também foram alcançadas por meio do GGI nos municípios de Sorriso, Tangará da Serra, Barra do Garças e Cáceres. Em Sorriso, o GGI conseguiu, através de projeto na Senasp, a implantação da ala feminina na Cadeia Pública do município, além do projeto de proteção individual para o Corpo de Bombeiros do local, com aquisição de capas, capacetes, luvas e botas para melhor desempenho do trabalho dos militares.
 

Em Tangará da Serra, além de veículos para a segurança pública da cidade, por meio do GGI e junto a Senasp, o município conseguiu a construção do Centro Integrado de Segurança e Cidadania (Cisc). Em Barra do Garças o destaque das ações do GGI foi para a melhoria do sistema de trânsito do município e, em Cáceres, na ação de combate a exploração sexual infanto juvenil.
 

Em 2009, o major PM Wankley Correa Rodrigues coordenou a Área Temática do GGI. Sua última função, antes da posse, foi como Assessor Militar do Tribunal de Justiça de Mato Grosso.






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/23313/visualizar/