Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADE
Terça - 01 de Junho de 2010 às 14:54

    Imprimir


Davi Valle SES/MT
Ato simbólico o Secretario Adjunto de Gestão Estratégica da Secretaria de Saúde (SES), Fabiano Tonaco Borges
Ato simbólico o Secretario Adjunto de Gestão Estratégica da Secretaria de Saúde (SES), Fabiano Tonaco Borges

O MT Hemocentro busca sensibilizar a população para a doação de plaquetas. Num ato simbólico na busca de doadores o secretário adjunto de Gestão Estratégica da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Fabiano Tonaco Borges, efetuou doação numa ação de reforço da sensibilização de maior número de doadores. A ação aconteceu na manhã desta terça-feira (01.06), na sede do MT Hemocentro, em Cuiabá.

Para o secretário adjunto contribuir com uma causa justa e de solidariedade ao próximo é o mínimo que cada um de nós pode fazer. “Se cada um fizer um pouco, com certeza o MT Hemocentro continuará atendendo a demanda de sangue e de plaquetas em todo Estado. O ato de doar, além de ser um gesto de amor, salva vidas”.

A gerente de Doação de Sangue, Rosemeire Krause, explica que, para fazer a doação de plaquetas é necessário um agendamento prévio, pois o procedimento dura cerca de uma hora e meia.

Para ser um doador de plaquetas as condições básicas são: ser doador regular de sangue total, estar saudável, pesar mais de 60 kg, ter idade entre 18 e 65 anos, ter em mãos um documento com foto válido em todo território nacional, estar bem alimentado e ter dormido bem na noite anterior.

Outro fator a ser destacado é que o doador não pode ter feito uso de Ácido Acetil Salicílico (AAS) e antiflamatórios nos últimos cinco dias que antecedem a doação; além de ter maior disponibilidade de tempo, visto que o procedimento dura entre 60 e 90 minutos.

Rosemeire Krause ressalta ainda que deverá ser realizado um hemograma antes da doação para verificação da contagem de plaquetas no organismo, sendo necessário possuir no mínimo 170. 000 mm3 para realizar a doação. O sangue é retirado da veia de um braço e passa por um equipamento que retém parte das plaquetas.

“Após esta separação”, explica a gerente, “o sangue retorna para o doador com todos os outros hemocomponentes. A frequência desta doação, tanto para homens como para as mulheres, poderá ser feitas 24 vezes , pois a reposição das plaquetas ocorre em 48 horas após a doação. O intervalo entre uma doação de sangue total e a de plaquetas é de,no mínimo, 30 dias. A única exigência diferenciada e que impede a doação, são para as mulheres com mais de uma gestação. Essas são impedidas de doar plaquetas”, informou.

As plaquetas são componentes do sangue responsáveis pela coagulação, usados em casos de hemorragias ocasionadas pela pouca quantidade de plaquetas ou quando as mesmas não estão funcionando bem. É utilizada em tratamento de pacientes com câncer, leucemia, anemia aplástica, submetido a cirurgias cardíacas, transplante de órgãos, de medula óssea e outras doenças.

Para informações e esclarecimentos, entrar em contato pelo telefone 3623-0044, Ramal 236.






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/23379/visualizar/