Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
POLÍTICA
Sexta - 28 de Maio de 2010 às 19:39
Por: Renata Neves

    Imprimir


Ex-senador, Antero Paes de Barros
Ex-senador, Antero Paes de Barros

Reafirmando seu compromisso com a educação, o pré-candidato ao senado Antero Paes de Barros defende a aprovação de projeto de lei no Senado Federal que exclui do cálculo para efeito de pagamento da dívida da União, os recursos constitucionalmente vinculados e já gastos com a Saúde e a Educação.

O projeto de lei é de sua autoria e foi apresentado no período em que atuou como senador (1999 a 2006), mas não chegou a ser votado.

De acordo com a Constituição brasileira, todos os estados são obrigados a aplicar 25% do Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF) na educação e 12% na saúde. Além disso, Mato Grosso repassa para a União, como pagamento de dívida, 13% de todo o dinheiro que entra no estado.

A proposta, que tem sido defendida por Antero nos mais de 40 municípios do interior do estado que já visitou, prevê que seja excluída da receita corrente liquida o que já foi gasto pelo estado em Educação e Saúde (que somam 37%). Isso significa dizer que o estado vai continuar repassando 13% para a União, mas este valor será calculado sobre 63%, que é o que sobra após os investimentos.

“Retirando 13% dos 63% que sobram, e não mais de 100% dos recursos que entram no estado, teremos uma economia fantástica. Já apresentei o projeto para o pré-candidato ao governo Wilson Santos e pretendemos desenvolvê-lo em parceria”, destacou Antero.

Curso de medicina na Unemat

Antero Paes de Barros propõe ainda que o dinheiro economizado seja investido no fortalecimento da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat). Sua principal intenção é, em parceria com Wilson Santos, implantar o curso de medicina na Unemat de Cáceres.

Com isso, o Hospital Regional será transformado em Hospital Escola e Cáceres se consolidará como a grande cidade universitária do estado. “Além de gerar empregos, o curso vai levar mais oportunidade aos jovens e melhorar a situação da saúde do interior, à medida que formará mais médicos para atender a população”, explicou Antero.

Antero também deseja instalar um campus da Unemat em Cuiabá e outro em Várzea Grande. “Queremos mais Unemat para o estado para que os filhos dos trabalhadores possam estudar de graça”, defendeu.

O ex-governador e pré-candidato a deputado federal Júlio Campos (DEM) apoia a proposta defendida por Antero. “Antero terá todo o nosso apoio para levar adiante essa proposta, que trará muitos benefícios para a população de Mato Grosso. Se o projeto de lei que prevê a exclusão dos recursos gastos em educação e saúde do total repassado à União for aprovado, representará um grande avanço, pois as regiões mais distantes sofrem com a ausência de médicos”, salientou.

O presidente do DEM do município de Acorizal, Arlindo Miguel Ramos, acredita que a proposta será o primeiro passo para resolver a precária situação em que se encontra a saúde no interior. “A implantação do curso de medicina na Unemat vai trazer benefícios não só para a educação, mas também para a saúde. Com isso, conseguiremos formar mais profissionais para atender as cidades do interior, que sofrem com a falta de médicos”, disse.

Fortalecimento do ensino médio

Parte do montante economizado também deverá ser destinado ao fortalecimento do ensino médio. Para suprir a carência de professores de física, química, biologia e matemática que há em todo o estado, Antero defende a disponibilização de aulas via satélite. “Assim, os melhores professores de Cuiabá poderão falar diretamente com estudantes de todo o estado. Não podemos desperdiçar a inteligência dos jovens. Temos que dar oportunidade a todos”, ressaltou.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/23407/visualizar/