Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
ECONOMIA
Segunda - 24 de Maio de 2010 às 15:39

    Imprimir


Indústria liderou o crescimento no primeiro trimestre de 2010

A economia brasileira acelerou ainda mais o seu ritmo de crescimento ao final do primeiro trimestre de 2010. Segundo o Indicador Serasa Experian de Atividade Econômica (PIB Mensal), o crescimento verificado em março foi de 9,3% em relação ao mesmo mês do ano passado, resultando na maior taxa anual de expansão da atividade econômica desde abril de 1995, quando a taxa anual de crescimento atingiu 10,4%. Vale lembrar que nos meses iniciais de 1995, a economia brasileira vivia um período de superaquecimento tendo em vista os ganhos reais de renda auferidos pelo consumidor com o fim do processo hiperinflacionário e com o cambio valorizado.


Desconsiderando-se os fatores sazonais, o crescimento mensal observado em março de 2010 foi de 1,8% em relação a fevereiro/2010. Com isto, a variação do PIB trimestral (estimado) encerrado em março deste ano foi de 2,8% em relação ao trimestre anterior (out/nov/dez de 2009), sinalizando que a economia brasileira cresceu num ritmo anualizado de 11,7% no primeiro trimestre de 2010. De acordo com a análise dos economistas da Serasa Experian, tal ritmo deverá reduzir a partir do segundo trimestre de 2010, por causa da retirada dos estímulos fiscais à aquisição de veículos e outros bens duráveis, pelos cortes orçamentários anunciados pelo Governo Federal e pelos efeitos contracionistas da política de aperto monetário posta em prática pelo Banco Central.

Sob a ótica da demanda agregada, a alta de 9,3% na atividade econômica, considerando a sua comparação anual, foi determinada pelos crescimentos de 27,8% nos investimentos produtivos (formação bruta de capital fixo) e de 11,0% no consumo das famílias. Também as exportações, com avanço anual de 18,5% em março de 2010, contribuíram para este resultado positivo. Na direção contrária, as importações, com elevação anual de 47,2%, contribuíram para reduzir a taxa anual de crescimento da atividade econômica em março.


Do ponto de vista da oferta agregada, o setor industrial foi o grande responsável pelo avanço de 9,3% na atividade econômica em março: crescimento de 17,7% frente a março de 2009. O setor de serviços apresentou uma alta mais modesta, de 7,0% frente a março do ano passado. Por sua vez, o setor agropecuário exibiu crescimento anual de 7,7% em março de 2010, a segunda taxa anual positiva consecutiva após treze meses seguidos de taxas anuais negativas.


No acumulado do primeiro trimestre de 2010 o crescimento anual do Indicador Serasa Experian de Atividade Econômica (PIB Mensal) foi de 8,2%, puxado pelo avanço de 14,6% do setor industrial, seguido pela alta de 6,0% no setor de serviços e de 4,2% na agropecuária. Por fim, nos doze meses encerrados em março de 2010, o crescimento econômico atingiu 2,3%, resultado ainda prejudicado pelo período recessivo do início de 2009.





Fonte: Maxpress

URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/23446/visualizar/